"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Repúdio ao revide violento das forças de segurança pública no Rio de Janeiro, e às violações aos direitos humanos que vêm sendo cometidas




Marcelo Freixo: Não Haverá vencendores

Marcelo Freixo(*)

Dezenas de jovens pobres, negros, armados de fuzis, marcham em fuga, pelo meio do mato. Não se trata de uma marcha revolucionária, como a cena poderia sugerir em outro tempo e lugar.

Eles estão com armas nas mãos e as cabeças vazias. Não defendem ideologia. Não disputam o Estado. Não há sequer expectativa de vida. Só conhecem a barbárie. A maioria não concluiu o ensino fundamental e sabe que vai morrer ou ser presa. As imagens aéreas na TV, em tempo real, são terríveis: exibem pessoas que tanto podem matar como se tornar cadáveres a qualquer hora. A cena ocorre após a chegada das forças policiais do Estado à Vila Cruzeiro e ao Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro.

A Guerra do Rio – A farsa e a geopolítica do crime

Crédito: r7
José Claudio S. Alves, sociólogo da UFRRJ

Nós que sabemos que o “inimigo é outro”, não podemos acreditar na farsa que a mídia e a estrutura de poder dominante no Rio querem nos empurrar.

Memória comunista: 20 anos da morte de Caio Prado Jr.

Foto Arquivo Folha Imagem, crédito Scielo
Milton Pinheiro*

No último dia 23 de novembro fez 20 anos da morte daquele que é considerado o nosso maior historiador, Caio Prado Jr. Esse pensador e homem de ação marcou o debate intelectual e político brasileiro, ao tempo em que agia sobre a realidade social, como militante do Partido Comunista Brasileiro, onde ingressou em 1931, permanecendo em seus quadros, até sua morte em 1990. Foram 59 anos de uma militância constante.

Caio Prado Jr. nasceu no dia 11 de fevereiro de 1907, na cidade de São Paulo e sua vida pode ser sintetizada por uma frase que ele citara no seu discurso como deputado estadual do PCB, na primeira sessão da primeira legislatura de 1947, da Assembléia Legislativa de São Paulo: “É por ação que os homens se definem”. Portanto, para conhecimento da história do Brasil, da luta pelo socialismo e da memória do PCB, é importante registrar a vida do camarada Caio Prado Jr., sem dúvida, o nosso maior intelectual.

REVOLUCIONÁRIOS ÁRABES DECIDEM LEVANTAR A CABEÇA




Beirute, 14 nov. 2010, Tribuna Popular TP/ por J.A.Pina/ khaled Desouki/AFP.

Uma iniciativa que passou despercebida aos meios de comunicação ocidentais, mas que pretende ter um importante caráter político: pela primeira vez em décadas, a esquerda do Magrebe e do Macherk tenta levantar a cabeça, abrir uma nova perspectiva em uma região dividida entre o islã político e governos partícipes da estratégia norte-americana e europeia, frequentemente corruptos, e habitualmente que praticam o nepotismo.

Como coloca Khaled Haddadeh, secretário-geral do PCL: “dois projetos se enfrentam, um pró-americano que é o programa árabe chamado de Charm o Cheikh, apoiado pela Arábia Saudita, Egito, Jordânia e a Autoridade Nacional Palestina, de Mahmoud Abbas. Do outro lado se encontra uma resistência de natureza essencialmente islâmica como no Iraque, na Palestina ou no Líbano. Esta resistência carece de capacidade de interferir no projeto norte-americano como acontece no Iraque ou no Afeganistão”.

Greve Geral de 24 de Novembro Histórica jornada dos Trabalhadores Portugueses




Os Editores de ODiário.info
A Greve Geral de 24 de Novembro de 2010 paralisou o país.

Mais de três milhões de trabalhadores participaram directamente nesta jornada. Pararam grandes empresas industriais. Pararam importantes empresas de serviços, com particular destaque para os 400 balcões encerrados da CGD. Pararam os transportes rodoviários, ferroviários, marítimos, aéreos. De mais de 500 voos previstos, não se realizou um único. Encerraram os portos marítimos e grande parte dos portos de pesca. Pararam tribunais, hospitais, escolas e faculdades, serviços municipais, centros de saúde, postos de correio. Em todo o lado onde há trabalhadores houve adesão a este extraordinário dia de luta.

Greve Geral dos Trabalhadores Portugueses – 24 de Novembro de 2010

Declaração de Jerónimo de Sousa
Secretário Geral do Partido Comunista Português

Hoje por todo o país os trabalhadores fizeram ouvir a sua voz.

A Greve Geral de 24 de Novembro convocada pela CGTP-IN, uma das mais importantes jornadas de luta realizadas em Portugal depois do 25 de Abril, constituiu uma poderosa resposta à brutal ofensiva do Governo PS e do PSD, e de todos aqueles, como é o caso do Presidente da República, que têm patrocinado o rumo de desastre nacional imposto ao país.

Uma grande Greve Geral que ficará inscrita na história da luta dos trabalhadores e do povo português que teve o envolvimento de mais de 3 milhões de trabalhadores. Uma vitória sobre a resignação e o conformismo. Uma jornada que pela sua dimensão reafirmou o valor maior da luta.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cresce o número de acidentes de trabalho em Pernambuco: por quê será?

Cresce o número de acidentes de trabalho em Pernambuco: por quê será?

Alcides Campelo A. Junior*

Dia 24 de Novembro de 2010, 47ª semana do ano. Século XXI. Estado de Pernambuco, Brasil. Um dia a mais em nossas rotinas. Ao assistir a segunda edição do telejornal da Tv Globo local: NETV, me deparei com uma reportagem que logo na chamada inicial do telejornal me chamou atenção, trata-se de matéria referente ao crescimento de acidentes de trabalho em Pernambuco, “Só em 2010 foram registrados 51 mortes; número de acidentes de trabalho cresceu 27% no ano passado, em relação a 2008. Algo, no mínimo, assustador que, talvez, tenha passado quase como indiferente aos inúmeros tele espectadores do NETV. 

O dia da lei e o dia da consciência

Rodrigo Oliveira Fonseca*

Há um embate instaurado em todo o país, em cada escola, em cada Câmara Municipal, entre o 13 de Maio e o 20 de Novembro. Não entre as datas, certamente, mas entre duas formas de marcar a presença histórica dos negros na formação social brasileira. E como todo embate verdadeiramente importante, ele não necessariamente é verbalizado, movimentando-se subterraneamente, como a toupeira cega que de repente irrompe na superfície e a transforma.
Lutando para ocupar o lugar da magnanimidade da pena da princesa “que assinou a lei divina”, temos os exemplos de luta de Zumbi no século XVII, de João Cândido no início do XX, e outros tantos gestos e vidas de anônimos ou semi-anônimos que pisaram firme sobre o solo de suas próprias con(tra)dições e fizeram a história andar.

44 milhões nos EUA vivem na pobreza




Por Patrick Martin

21 Setembro 2010

A quantidade de habitantes nos Estados Unidos que vivem na pobreza aumentou 43,6 milhões em 2009, segundo um informe emitido pela Oficina do Censo na quinta-feira passada. Esta é a maior cifra desde que a agência começou a publicar semelhantes cálculos há 50 anos. A cifra em si representa um aumento de 3.8 milhões pessoas comparado com o de 2008.

Em 2009, um em cada sete estadunidenses era pobre, segundo o governo define a pobreza. A taxa oficial da pobreza é 14,3%, a mais alta desde 1994. A taxa de pobreza, que havia sido 13,2% em 2008, aumentou mais 1%. Em 2009 apresentou 8,8 milhões de pessoas vivendo na pobreza, inclusive uma criança a cada cinco. Isso representa a mesma taxa de pobreza infantil que existia há 50 anos, quando o presidente Lyndon B. Johnson anunciou seu programa “A Guerra contra a pobreza”.

O PARTIDO COMUNISTA DO URUGUAI COMPLETA NOVENTA ANOS DE FIRME LUTA

O Partido Comunista do Uruguai celebrou no di 21 de setembro noventa anos.

Editorial da revista "Estudios", n º 125, Revista do PCU_Uruguay

Noventa anos são poucos se forem medidos em termos da história da humanidade. Embora seja um número significativo se considerarmos acontecimentos relativamente recentes que constituem os imediatos antecedentes sobre a história particular de nossa nação, assim como do continente e para além dele. No entanto, esse número pode ser uma figura gigantesca considerando-se as experiências e vivências conscientes e esforçadas que deram e dão sentido e perspectiva para a classe trabalhadora e os povos do planeta desde meados do século XIX até a atual primeira década do século XXI.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entrevista com Tom Morello do Rage Against the Machine

Após passagem pela América do Sul, o guitarrista do RATM, Tom Morello, fala sobre política e música ao Brasil de Fato

19/11/2010


Ana Maria Straube, Rodrigo Salgado
e Vinicius Mansur (de São Paulo)


Nascida em 1991 na Califórnia, EUA, a banda Rage Against The Machine (RATM) se consolidou no cenário mundial da música com uma rara mescla de rap, variantes do rock and roll pesado e crítica política furiosa e constante.

Na trajetória da banda, pedradas ao capitalismo, ao belicismo estadunidense, ao racismo, ao etnocídio dos nativos da América, à violência machista. Homenagens aos zapatistas, à Liga Anti-Fascista da Europa, à organização Women Alive, aos presos políticos Leonard Peltier e Múmia Abu-Jamal.

Para todos estes, a banda realizou shows, revertendo todo o dinheiro para a defesa das causas. O RATM também tocou em protestos contra o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) e a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), fez dois shows contra à guerra (2000 e 2008) às portas da Convenção Nacional do Partido Democrata, provocou o fechamento da Bolsa de Valores de Nova York por algumas horas ao tentarem gravar um clipe, dirigido por Michael Moore, em frente à instituição, e, também, foi censurado pela emissora NBC por exibirem a bandeira dos EUA de cabeça para baixo em uma apresentação.

Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, a emissora Clear Channel criou a lista de “músicas com letras questionáveis”, na qual o RATM foi a única banda a ter todas as suas músicas incluídas.

De 2000 a 2007, a banda esteve separada, mas, em outubro deste ano, aterrissou e “aterrorizou” pela primeira vez em solo sul-americano, passando por Brasil, Argentina e Chile, homenageando o MST, as Mães da Praça de Maio, Víctor Jara e Salvador Allende. Passada a turnê, o guitarrista do RATM, Tom Morello, concedeu uma entrevista exclusiva ao Brasil de Fato.

Fidel: A OTAN, gendarme mundial

Fidel Castro*

Muitas pessoas sentem náuseas ao ouvir o nome dessa organização.

Na sexta-feira, 19 de novembro de 2010, em Lisboa, Portugal, os 28 membros dessa belicosa instituição, engendrada pelos Estados Unidos, decidiram criar o que com cinismo qualificam de "a nova OTAN".

Ela surgiu depois da Segunda Guerra Mundial como instrumento da Guerra Fria desencadeada pelo imperialismo contra a União Soviética - país que pagou com dezenas de milhões de vidas e uma colossal destruição a vitória sobre o nazismo.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

29 de novembro: Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino

COMITÊ DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO


Resolução nº 32/40 da ONU "Em 1977, a Assembléia Geral do ONU determinou que fosse celebrado, todos os anos, a 29 de novembro, o Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino Resolução nº 32/40 da ONU Com efeito, foi nesse dia que, no ano de 1947, que a Assembléia Geral aprovou a resolução sobre a divisão da Palestina [resolução 181 (II)].

Queremos convidar a todos os partidos, sindicatos, movimentos sociais e populares, além dos companheiros e companheiras para prestar um dia de solidariedade ao perseguido povo palestino que há 63 anos resiste heroicamente ante todas as arbitrariedades (bombas, humilhações, perseguições políticas, torturas legalizadas...) cometidas pelo Estado terrorista de Israel.

29 de novembro é dia de Manifestação de Solidariedade Internacional com o Povo Palestino, realizadas simultaneamente em várias capitais do mundo. Nesta data o território histórico da Palestina foi arbitrariamente dividido, favorecendo a criação do Estado de Israel.

PORTUGAL: GREVE GERAL!


Fonte: http://www.pcp.pt

O enigma do lucro

Autor: Paiva Neves (*)


O trabalhador, ao contrário do patrão, por mais que trabalhe, não consegue acumular bens, além do estritamente necessário para a sobrevivência de si e de sua família. O capitalista, ao contrário, através dos balancetes mensais de suas empresas constata o aumento de suas riquezas. A máquina ideológica do capital passa para os trabalhadores a idéia de que na sociedade capitalista todos são iguais em termos de oportunidades. O patrão é rico e o trabalhador é pobre, unicamente, porque um é ou foi mais esperto do que o outro. O patrão soube aproveitar todas as oportunidades que a vida lhe ofereceu, teve garra, foi audaz, enquanto que o trabalhador, descansado e sem iniciativa, não teve a audácia necessária para vencer na vida. Será isso verdade? De onde vem a riqueza do patrão, como é que ela se multiplica e por que o trabalhador, literalmente, se mata de trabalhar e está sempre com a corda no pescoço? Qual o mistério por trás do acúmulo de riquezas do patrão e a situação de miséria da classe trabalhadora?

O povo do Haiti começou a reagir contra a ingerência estrangeira

LEANDRO ALBANI

O Haiti sofre a invasão militar estrangeira enquanto as mortes pela coléra aumentam junto às pessoas hospitalizadas.

Resumo Latino-americano/ AVN – O povo do Haiti começou a reagir por conta da situação crítica em que vive. Esta situação não está relacionada apenas ao terremoto ocorrido no início do ano e nem ao atual surto de cólera, que matou mais de mil pessoas. Também porque já não tolera a ingerência dos Estados Unidos.

É o que conta a entrevista concedida à Agência Venezuelana de Notícias (AVN) por Emmacula Nervil, integrante do Movimento Unidos Socialista Haitiano (Mush).

O veneno da mensagem em Tropa de Elite 1 e 2

MOVIMENTO DAS FÁBRICAS OCUPADAS

A primeira vista Tropa de Elite 2 não nos diz nenhuma novidade. Nem sobre a realidade social, nem sobre os próprios produtores do filme. Se o Tropa 1 causou empolgação na direita e enjôos na esquerda, este agora parece (mas só parece) o arroz com feijão dos filmes de denúncia da corrupção. Para entender, primeiro é bom lembrar quem é, e de onde vem, o diretor (e produtor) José Padilha. Filho da alta burguesia carioca e morador da Zona Sul do Rio ele se encaminhava para ser um administrador de empresas quando decidiu sair do tédio e brincar um pouco de cineasta, ou melhor, de ganhar muito dinheiro como empresário do entretenimento comercial. Afinal ele é dono da produtora de filmes que está enchendo os bolsos. Por isso tanta preocupação em evitar a “pirataria”. Mas não somente isto, ele também cumpre outro papel.

sábado, 20 de novembro de 2010

Governo Lula deu prioridade a regularização fundiária no Norte

18 de novembro de 2010

Por Vanessa Ramos
Da Página do MST

A eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, gerou uma enorme expectativa nas organizações e movimentos sociais rurais para a realização da Reforma Agrária. Esperava-se, principalmente, grandes avanços na criação de assentamentos para as famílias Sem Terra.

Em 2003, havia 230 mil famílias acampadas, das quais 150 mil famílias eram organizadas pelo MST. No entanto, o que se viu de lá pra cá indica que o quadro não foi positivo e as dificuldades das famílias embaixo da lona preta se tornam cada dia mais problemáticas.

Segundo Ariovaldo Umbelino, professor titular de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 220 mil famílias foram assentadas de fato durante o governo Lula. Apesar disso, o governo divulga que mais de 500 mil famílias foram assentadas. 

De acordo com ele, esses dados não correspondiam à realidade, porque se soma áreas de regularização fundiária, áreas de reconhecimento de assentamentos antigos e o reassentamento de atingidos por barragens como assentamentos novos. Tanto é que o MST ainda tem 90 mil famílias acampadas em todas as regiões.

Para romenos, o socialismo era melhor que o capitalismo realmente existente

James Cross -- Qua, 03 de novembro de 2010

Realizada entre agosto e setembro do presente ano pelo instituto romeno de sondagens de opinião CSOP, a pesquisa mostrava que mais de 49% coincidia em que a vida era melhor sob o governo do falecido líder comunista Nicolae Ceausescu, enquanto que só 23% pensava que a vida hoje é melhor. O resto dava uma resposta neutra ou não sabe/não tem opinião.

As razões oferecidas para a avaliação positiva do período comunista eram principalmente econômicas; 62% mencionaram a disponibilidade de postos de trabalho, 26% as condições de vida dignas e 19% a moradia universalmente garantida.

A pesquisa foi patrocinada pela organização IICMER (Instituto para a Investigação dos Crimes do Comunismo e da Memória do Exílio Romeno), financiada publicamente com o fim de contribuir à labor de "educar" a população sobre os males do comunismo. Entre as decepções mais amargas que os resultados da pesquisa proporcionaram a esta organização se contam respostas à pergunta sobre se os entrevistados ou suas famílias haviam sofrido sob o sistema comunista.

Escola construída por Sem Terra completa 20 anos no RS

18 de novembro de 2010


Por Bianca Costa
Da Página do MST

A Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade, localizada na cidade de Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, completa neste mês 20 anos de existência.

O aniversário foi comemorado no último dia 13 de novembro, com uma grande festa na escola, que envolveu educandos, educadores, pais e ex-estudantes, que fizeram depoimentos sobre a importância da educação do campo.

Maconha é motivo de orgulho nas montanhas do Colorado

Maconha é motivo de orgulho nas montanhas do Colorado

Em Nederland, usos medicinal e recreativo da substância se misturam.
Para defensores, 'padrão' vem do melhor conhecimento da marijuana.

Kirk Johnson Do New York Times, em Nederland, Colorado
Avitista em comício pró-maconha em Denver, no Colorado, em 6 de novembro.Avitista em comício pró-maconha em Denver, no
Colorado, em 6 de novembro. (Foto: The New
York Times)
Milhões de americanos expressaram sua opinião sobre maconha nas recentes eleições de meio de mandato. No Colorado, 24 comunidades votaram para banir ou restringir lojas que vendem maconha legalmente, para uso médico. Na Califórnia, os eleitores se dividiram na questão da legalização da erva para uso recreativo – envolvendo itens como saúde, criminalidade e impostos – e votaram contra.

AVANÇA A FORMAÇÃO DE UMA POTENTE FRENTE ANTIIMPERIALISTA

Caracas, 17 de novembro de 2010 - Tribuna Popular TP
Com o objetivo de consolidar um mapa estratégico para o desenvolvimento dos povos, os ministros do Exterior da Venezuela, Bielorússia e Síria, tiveram um encontro trilateral em Damasco, no domingo 7 de novembro de 2010 , disse a Chancelaria venezuelana.

Como resultado do encontro, se divulgou uma declaração conjunta em que se reafirma a vontade das três nações em cooperar e desenvolver projetos conjuntos.

Ao mesmo tempo, a administração dos EUA está mostrando a sua preocupação com os contatos da Venezuela com a empresa russa Rusatom, dado o interesse do Presidente Chávez por iniciar projetos de construção uma planta nuclear para produção de energia elétrica.

O governo de Obama também indicou que a proposta de colaboração entre Irã e Venezuela para a exploração conjunta dos campos de gás no país persa, violaria as sanções contra o Irã.
Deve consolidar-se e avançar na colaboração mútua dos países antiimperialistas para neutralizar ameaças, coação, sanções, bloqueios e invasões ilegais dos EUA e da OTAN.

A audaz e valente ação do Comandante Chavez está começando a obter seus frutos na esfera internacional, contra os planos hegemônicos dos maiores inimigos da paz e do desenvolvimento mundial, consagrados no eixo EUA-Israel-OTAN.

Em outras áreas da política internacional, os partidos comunistas e operários do mundo estão se movendo rapidamente na integração e ação conjunta contra o imperialismo mundial, principalmente o norte-americano.

É assim que temos desenvolvido, nos últimos anos, uma série de encontros e seminários em cujos documentos se busca avançar para uma maior coordenação e ação conjunta entre os partidos comunistas e operários, a esquerda e os movimentos sociais a fim de prosseguir na constituição da frente antiimperialista.

O Partido Comunista da Venezuela (PCV), vem desenvolvendo uma política semelhante, tanto em âmbito nacional quanto internacional, para estabelecer a Frente AntiImperialista Mundial (FAM) que permita enfrentar com êxito os grandes desafios do momento histórico.

A ALBA já é uma realidade do enfrentamento concreto, econômica e politicamente contra o imperialismo, porém ela deve ser refletida de forma mais clara em um instrumento orgânico de caráter popular e profundamente antiimperislista.

Fonte: A Conquista da Tribuna Popular Socialista Civilização

SEGUIR AMPLIANDO A INTERSINDICAL

SEGUIR AMPLIANDO A INTERSINDICAL – UM INSTRUMENTO A SERVIÇO DE DESVELAR A LUTA DE CLASSES RUMO AO SOCIALISMO 

Resolução do III Encontro Nacional da Intersindical
13, 14 e 15 de novembro de 2010
Campinas/ São Paulo

As centenas de trabalhadores e trabalhadoras reunidos no III Encontro Nacional da Intersindical realizado entre os dias 13 e 15 de novembro de 2010 na cidade de Campinas /SP, após intensos debates acerca da realidade que vivemos no Brasil e no mundo e dos desafios que temos a enfrentar como um dos instrumentos que contribuem para reorganização do movimento da classe trabalhadora define como prioridade para o próximo período:

Seguir com unidade e coerência entre nossa elaboração e ação: Isso significa dizer que é preciso ver a realidade de nossa classe para além das fronteiras das nações. O Capital para recuperar-se de mais uma de suas crises intensificou os ataques à classe trabalhadora: demissões, redução de direitos e salários, é a formula fundamental para que o Capital busque a recuperação de seus lucros.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Contra a OTAN e a militarização Europeia:

História de uma Aliança que foi Atlântica

Rui Namorado Rosa

“Passados 40 anos, com a queda do muro de Berlim e a dissolução da União Soviética, foi anunciado o fim da «guerra-fria». A OTAN teria perdido os fundamentos da sua existência à luz da sua obsessiva estratégia anti-comunista. Mas entretanto a fisionomia do mundo havia-se alterado profundamente, sob a acção do bloco socialista, do «movimento dos não alinhados», a descolonização, e a resistência da América Latina às ofensivas subversivas da América do Norte. Para além do que a OTAN alimentava intenções mais amplas e profundas, que até aí não ousara confessar.”

A crise de ideias da social-democracia

Os teóricos e os líderes da social-democracia europeia reconhecem cada vez mais a existência da crise desse movimento político, incluindo a crise das suas ideias. É desta última que vou tratar de seguida.

A história do século XX demonstrou-o plenamente: a causa principal da crise contemporânea da ideologia da social-democracia reformista é a sua prática política, a co-gestão da sociedade de exploração capitalista e do Estado burguês, co-gestão essa partilhada com a classe dominante, o grande capital financeiro, a submissão aos seus interesses estratégicos.

O avanço da humanidade para a sociedade socialista é um processo dialéctico profundamente explicado por K. Marx, F. Engels, V.I. Lenine. A descoberta científica da missão histórica do proletariado, das massas trabalhadoras, foi confirmada pela realidade. Durante o século passado apareceu nitidamente a necessidade crescente de tomar em consideração os interesses da classe trabalhadora, dos assalariados, de todos os trabalhadores, para que a humanidade possa manter-se, progredir, sobreviver. Na medida em que a social-democracia participou na realização desse papel da classe trabalhadora, os sociais-democratas favoreceram o progresso. Adquiriram um prestígio e uma influência que permitiram aos partidos sociais-democratas adquirir peso político, eleitoral e dessa forma aproximar-se das engrenagens do Estado.

Espedito Rocha, um comunista exemplar

Faleceu na madrugada de hoje, em Curitiba, o nosso camarada Espedito Rocha, membro do Comitê Central do Partido.
Espedito de Oliveira Rocha nasceu em 1º de janeiro de 1921, no distrito de Santa Clara, pertencente ao município de Buíque no estado de Pernambuco, onde atualmente se localiza a cidade de Tupanatinga. Filho caçula com nove irmãos, Espedito desenvolveu um leque variado de atividades profissionais no decorrer de sua vida, dentre elas estão as de lavrador, vaqueiro, torneiro mecânico, funileiro, pedreiro, sapateiro, carpinteiro, entalhador, e, por fim, escultor.


Teve seu primeiro contato com a política aos sete anos de idade, quando viu seu pai sair armado com mais algumas pessoas em direção à cidade em um dia de eleição. Ficou sabendo através de sua irmã, que aquele grupo no qual seu pai estava inserido, tinha a missão de garantir que os eleitores da cidade votassem em favor do governo, vivenciando desde cedo um dos maiores problemas da história da política brasileira, o coronelismo.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CAMARADA EDWIN PÉREZ: PRESENTE!


UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA BRASIL

A tentativa frustrada de golpe perpetrada no Equador contra o Governo Popular do Presidente Rafael Correa ao final do mês de setembro deste ano, tendo sido patrocinada pelos setores mais conservadores do país sustentados nas oligarquias e no imperialismo, segue produzindo suas conseqüências.

No dia 25 de outubro, os golpistas fizeram mais um ataque à democracia popular, a juventude rebelde, aos comunistas e as lutas do povo equatoriano e latino-americano. Neste dia tentaram matar o camarada Edwin Pérez, secretário-geral da Juventude Comunista Equatoriana (JCE). O atentado foi realizado por um mercenário, estudante de direito, chamado Neptalí Ramirez Loor, vinculado a movimentos da extrema-direita equatoriana.

O camarada Edwin, após ficar internado, em estado de coma, por cerca de duas semanas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. A União da Juventude Comunista expressa o seu mais profundo pesar e presta total solidariedade aos parentes, amigos e camaradas de Edwin neste momento de luto.

Denunciamos que o assassinato do camarada Edwin não é um fato isolado, mas sim um ataque contra o movimento de resistência aos golpistas e de defesa da democracia e do processo revolucionário em curso no Equador. A Juventude Comunista Equatoriana é uma das principais organizações juvenis do país, tem um papel fundamental nas lutas que se travam neste momento, não só no Equador, como na América Latina. Foi as ruas defender o Presidente Correa e lutar contra o golpe de estado, além de jogar um papel fundamental na articulação de solidariedade internacional, ao propor no inicio deste ano no Equador como país sede do XVII FMJE, que se realizará na África do Sul , no mês de dezembro.

A morte do camarada Edwin representa um ataque direto à luta revolucionária do povo equatoriano, assim como as lutas de todos os jovens por um mundo mais justo e de paz, um mundo socialista.

Exigimos punição e prisão imediata do assassino do camarada Edwin Pérez! Toda solidariedade a Juventude Comunista Equatoriana!

Camarada Edwin Pérez: Presente!

Coordenação Nacional União da Juventude Comunista 11 de novembro de 2010

Declaração pelos 65 anos da FMJD!


FMJD

Há 65 anos, em 10 de novembro de 1945, os jovens progressistas e antifascistas do mundo se reuniam em Londres na Conferência Mundial Juvenil, convocada por iniciativa do Conselho Mundial de Juventude, criado durante a guerra contra o fascismo, pelas juventudes dos países aliados. Foi a primeira vez na história do movimento juvenil internacional em que se reuniram representantes de mais de 30 milhões de jovens de diferentes tendências políticas e religiosas, procedentes de 63 nações, sendo assim fundada a Federação Mundial de Juventudes Democráticas (FMJD).

Hoje, a Federação Mundial continua, mais do que nunca, sendo a organização da juventude unida em sua determinação de trabalhar pela paz, pela liberdade, pela democracia, pela independencia e pela igualdade em qualquer lugar do mundo, considerando essa tarefa como uma contribuição ao trabalho das Nações Unidas como a via mais correta para facilitar a felicidade, o bem-estar das futuras gerações e a proteção dos direitos e intereses da juventude.

65 anos depois, o mundo continua com muitas desigualdades, marcado por uma ampla crise estrutural do sistema capitalista, pela distribuição desigual dos recursos, pelas constantes guerras de rapinagem pelo controle dos recursos naturais, pelo incremento da pobreza, pela incitação ao consumismo desenfreado, pela destruição de nosso habitat e pela satisfação das vontades dos ricos, o que continua afetando especialmente os jovens, as mulheres e as crianças. Isso chega a colocar em perigo a sobrevivência de nossa própria espécie, que corre risco de desaparecer.

A juventude progresista mundial se prepara para celebrar no próximo mês de dezembro o XVII Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, na África do Sul, dedicado a Nelson Mandela e Fidel Castro, exemplos de luta para os jovens. Está claro que a ordem econômica imperialista predominante tem que ser mudada, que a luta para derrotar o imperialismo é a única alternativa para nossa sobrevivência, que queremos viver em um mundo de paz, fraternidade, solidariedade e com grandes transformações sociais. Queremos o bem da nossa espécie humana, sem fome, pobreza e guerras, com pleno acesso à educação e à saúde, um meio-ambiente saudável e um mundo onde coexista a amizade e o entendimento mútuo.

A FMJD deseja reiterar sua total solidariedade a todas as causas de lutas, a todas as revoluções e a seus líderes históricos, que inspiram e nos mantêm combativos contra o imperialismo. Durante todo esse tempo, sem essa contribuição, não teria sido possível ter chegado até aquí. Reafirmamos que, nos novos cenários de luta, estaremos alinhados com os exemplos dados a cada dia e trabalharemos para que as novas gerações aprendam a partir da experiência de luta acumulada durante todo esse período.

A FMJD reitera seu compromisso de seguir trabalhando para fortalecer a cooperação entre todas as organizações juvenis internacionais, regionais e nacionais como uma tarefa fundamental pela unidade de ação e solidariedade internacional da juventude e das forças antimperialistas, progresistas e democráticas, defendendo a necessidade de ir além das diferenças e enfrentar os problemas comuns de forma conjunta.

A Federação Mundial da Juventude Democrática, envia sua mais sincera felicitação a todos que contribuíram pela manutenção das lutas históricas do movimento juvenil progressista internacional, ratificando que o futuro pertence inteiramente aos jovens que carregam o legado histórico que foi deixado pelas gerações que nos precederam, e convoca todas seus membros, amigos e toda a juventude progresista do mundo a celebrar, no dia 10 de novembro, os 65 anos da organização com uma grande jornada de luta para derrotar o imperialismo, por um mundo em paz, solidariedade e de transformações sociais.

Comitê Coordenador da FMJD

07 de novembro de 2010

Fonte: http://uniaodajuventudecomunista.blogspot.com/2010/11/declaracao-pelos-65-anos-da-fmjd.html

Rússia: multidão comemora vitória e conquistas da Revolução Socialista

Rússia

Com faixas e cartazes com os dizeres: ”Lênin, Stalin, Vitória”, “Glória à Revolução de Outubro”, “Pela amizade dos povos e a solidariedade dos trabalhadores”, “Viva a revolução socialista!”, entre outras, mais de 50 mil pessoas comemoraram o 93º aniversário da Revolução desfilando pelas principais ruas de Moscou, no dia 7 de novembro.

O ato, realizado na Praça do Teatro, teve início com o hino da União Soviética, entoado por milhares de pessoas, recuperando os versos originais que foram modificados depois do XXº Congresso do Partido Comunista da URSS, em 1956.

“A celebração do Grande Outubro acontece em muitos lugares do mundo. As idéias de liberdade, amizade, fraternidade e justiça, o respeito aos trabalhadores batem novamente em todas as portas. Isso ocorre em meio a uma crise sem precedentes do capitalismo, que explodiu em seu reduto - em Wall Street”, afirmou Guennadi Ziugánov, presidente do Partido Comunista da Federação Russa, que convocou o evento.

“As duas crises anteriores - lembrou o líder do PCFR – acabaram em duas guerras que nos trouxeram prejuízos incalculáveis. Devemos estar orgulhosos e lembrar que sob a Revolução de Outubro conseguimos superar as consequências destas crises. Fomos capazes de criar uma indústria brilhante, construir o Estado soviético e levantar a bandeira vermelha sobre o Reichstag, sendo a força decisiva na derrota do fascismo”, assinalou.

“Fomos capazes de ser vitoriosos, nas eleições municipais que tivemos em várias regiões da Rússia no início de outubro, em muitas cidades. Ganhamos em Tver e em Rzhev, a capital dos cossacos - Novocherkask, na capital cultural da Sibéria - Irkutsk, na lendária cidade de Bratsk. Temos um projeto para revitalizar a nossa produção, nossa indústria, nossa agricultura, deixando para trás a submissão ao capital imperialista, aos ditados da privatização e do FMI”, acrescentou o líder comunista.

“Nosso partido, no século 20, tirou no nosso país diversas vezes de difíceis situações. E no século 21, os comunistas, juntamente com as forças do povo patriótico sob a bandeira da Grande Revolução de Outubro darão um novo avanço! Nossa causa é justa, a vitória será nossa! “, concluiu Ziugánov.

Estavam presentes no ato parlamentares, militares, artistas, sindicalistas e dirigentes de outras entidades.

SUSANA SANTOS

Fonte: http://horadopovo.com.br/2010/novembro/2913-10-11-2010/P6/pag6c.htm

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Intensifica-se a luta dos povos da Europa

Nota do CC do PCPE (Partido Comunista dos Povos de Espanha)
Nas últimas semanas estamos comprovando como cresce a resposta obreira e popular às medidas que os vários governos dos países da União Europeia estão aplicando para tentar sair de uma profunda crise econômica que é o resultado do caduco modelo capitalista.
Os governos europeus, liderados pela Alemanha e pelas estruturas internacionais do capitalismo transnacional, como o Fundo Monetário Internacional ou a própria Comissão Européia, estão aplicando duríssimas medidas de ajuste que perseguem o objetivo declarado de reduzir o déficit público até os objetivos definidos pelo Pacto de Estabilidade.
No fundo, estas medidas destinam-se a carregar, da forma mais brutal possível, todo o peso da crise capitalista sobre as costas da classe trabalhadora e dos setores populares, que estão vendo suas vidas e condições de trabalho se agravarem inexoravelmente.
A estratégia dos governos europeus, concebida para satisfazer os interesses da oligarquia, o que acontece na maioria dos países europeus, principalmente atrasando a idade de reforma, cortes salariais, aumento dos impostos indiretos, a destruição dos sistemas públicos de serviços sociais, a destruição das relações coletivas laborais e a flexibilidade das condições de trabalho, além de muitas outras medidas que afetam a vida cotidiana da classe operária e dos setores populares.

sábado, 6 de novembro de 2010

A História faz justiça a Marighella


Decorridos 41 anos - completados hoje - do covarde assassinato de Carlos Marighella, cresce no país o respeito por sua coragem, determinação e militância e o sentimento de que seu nome já se situa, tranquilamente e como medida de justiça, entre os patriotas que mais lutaram pela melhoria de vida, ascensão social, a liberdade e o respeito a todos os direitos do nosso povo.

Marighella - ou Carlos como o chamavam os mais próximos, os familiares e os amigos - morreu em uma emboscada montada pelas forças de repressão da ditadura militar, à frente o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) de São Paulo. Ele foi inequivocamente um dos quadros políticos mais atuantes de nossa História. Só a reação, e com o assassinato, foi capaz de conter a chama que o animou sempre, a vida inteira, em sua luta pela liberdade e justiça para o nosso povo.

Defensor das causas populares até o limite de pagar mesmo com a vida, como lhe aconteceu, Marighella foi um batalhador por reformas de base como as da educação e agrária e pela soberania nacional. Foi o que o motivou a filiar-se aos 18 anos ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Um combatente em todas as frentes de resistência

A partir daí, lutou em todas as frentes: combateu a ditadura Vargas e a repressão por ela desencadeada; foi deputado federal até a proscrição do PCB (1947); enfrentou a partir de então duas décadas de clandestinidade; resistiu e enfrentou as forças da nova ditadura, a militar, instaurada em 1964; rompeu com o velho Partidão, fundou a Ação Libertadora Nacional (ALN) e bateu de frente, o resto dos seus dias, com o regime de exceção instaurado no país.

Sua coragem, luta, ensinamentos e sobretudo seu amor pela liberdade e pela justiça serão sempre um exemplo para todos os brasileiros que, quanto mais o tempo passa, mais lhe são reconhecidos e fazem justiça por ter dedicado sua vida à transformação da realidade dos excluídos e a dar voz aos anseios de liberdade e justiça do nosso povo.

Independente do julgamento que lhe façam os ainda sobreviventes da reação, o que prevalece é o reconhecimento de que Marighella hoje já é História e que esta lhe reserva um lugar entre os grandes da luta pelo progresso e melhorias de nosso país.

Fonte: http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&&id=10554