"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ressureições Analíticas

Surpreendente ver algo sobre Karl Marx nas páginas da Globo, ainda mais quando não é em ataque a teoria desenvolvida pelo mesmo. Fernando Antônio Gonçalves ecreve esse artigo em seu Blog (Bate e Rebate) anexo ao site da Rede Globo Nordeste: Pe360graus.com

Confiram!

Manifesto. A todos os que lutam por uma sociedade justa e livre de qualquer tipo de opressão

(Nota Política do PCB)

O Mundo Árabe Desperta

Os Editores



Primeiro foram os protestos em Argel contra a subida dos preços. Depois ocorreram as grandes manifestações da Tunísia, reprimidas com ferocidade pela ditadura de Zin Ben Ali.

O NÓ DOS MÉDICOS FORMADOS EM CUBA

Laerte Braga

Cidadãos do Haiti (país ocupado pelos EUA com forças auxiliares dentre as quais brasileiras) preferem fazer longas filas diante dos hospitais de campanha montados pelos médicos cubanos logo após o terremoto que devastou o país, que enfrentar o risco dos médicos norte-americanos ou brasileiros.

As causas de tantos desastres ambientais

Editorial da edição 412 do Brasil de Fato


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Uma “Comissão da Verdade” de verdade, mesmo!

Antônio De Campos*

A primeira e exclusiva condição para que, uma comissão desse tipo faça jus ao seu caráter conceitual, no cumprimento de uma busca da “verdade histórica” de um povo, de um país, é que ela tenha total autonomia e independência perante todos os poderes constituídos, que englobam, no caso, o Judiciário, o Legislativo e o Executivo. Isto posto cabe o nosso apoio.

Caso contrário, ela poderá passar a ser totalmente instrumentalizada... Principalmente, pelo executivo, pois cabe a ele a prerrogativa presidencial de nomear administrativamente os nomes escolhidos para participarem dela. E, diante desse direito constitucional, o governo do momento sempre poderá se deixar levar pelos conselheiros palacianos, que expressam interesses burocráticos próprios e/ou de uma base aliada, como uma expressão das correntes monopolizadoras de todas as ações do Estado. Para isso, buscarão - provavelmente - como justificativa, a proposta inserida no “3º PNDH”, que defende uma comissão “chapa branca” composta por cinco representantes ministeriais e mais dois representantes de uma comissão específica vinculada ao ministério da Justiça, justamente o que não interessa a todos nós, por se tratar de um obstáculo a mais para o esclarecimento que necessitamos.

Todo apoio à luta do povo da Tunísia

(Nota Política da Comissão Política Nacional do PCB)

Fórum Nacional pela Reforma Agrária lança nota de repúdio às manobras para mudar o Código Florestal

19/01/2011


O Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) vem se posicionar contra a votação do Requerimento de Urgência, apresentado pela Bancada Ruralista, para que o relatório do Código Florestal possa entrar na pauta de votação da Câmara dos Deputados. O FNRA avalia que o citado relatório prejudicará milhares de produtores familiares e campesinos, estimulará o desmatamento florestal, comprometerá as fontes de água doce, degradará ainda mais o solo brasileiro e anistiará as empresas madeireiras, as mineradoras, as empresas de celulose, os pecuaristas e os monocultores de soja, entre outras atividades predadoras dos recursos naturais.


sábado, 22 de janeiro de 2011

Até tu, Brutus? Bresser-Pereira comenta sobre a privatização da saúde

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Publicado na Folha de S. Paulo, 16.01.11

Na saúde, o mercado não é bom alocador de recursos porque não garante a qualidade dos serviços

Nos anos 1990, enquanto a Argentina e o Chile faziam reformas neoliberais radicais, que os países ricos que as aconselhavam não tinham disposição para fazer, o Brasil parecia constituir-se em exceção. E de fato o foi ao não privatizar a Petrobras ou o Banco do Brasil.

O PODER, O CARÁTER, A VIA DA REVOLUÇÃO E A UNIDADE DA ESQUERDA.

Comandante Schafik Handal* (Partido Comunista Salvadorenho)



 


Atenção: este texto foi escrito nos primeiros anos da década de 1980



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Venezuela Livre!!!

*Antônio Henrique

Isso mesmo, Venezuela Livre! “A Venezuela, se continuar assim, vai poder anunciar ao mundo, no ano de 2015, que superou amplamente um dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU”, considerou, no jornal Avante, Alfredo Roberto Missair, delegado da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura) naquele país. O trabalho de organização dá-se por meio de empresas estatais que são responsáveis pela distribuição de alimentos para mais de cinco milhões de pessoas que comem gratuitamente, o que levou a uma redução drástica da pobreza de 17,1% para 7,9%, e um déficit nutricional abaixo dos 4%. São números significantes para um país que só agora se liberta das garras das condições impostas por empresas multinacionais que antes dominavam o mercado alimentício e exercia um poder sobre a produção alimentícia da Venezuela, manipulando o mercado de acordo com seus interesses. Essas pesquisas e dados são da própria FAO e mostram que, se continuar assim, em 2015 não existirá fome na Venezuela. As políticas implementadas pela revolução bolivariana são exemplares, diz ainda a agência das Nações Unidas.
Dos avanços sociais que este país do continente Sul Americano vem alcançando, esse em especial merecer uma atenção maior por nossa parte. É comum, grande parte de nossa mídia, colocar este país e seu presidente, Hugo Chaves Frias, como um ditador sanguinário e inimigo da democracia e da liberdade de impressa, e que o Brasil dever ficar de olho em suas ações e seus planos. Pois bem, apesar da campanha midiática contra Chaves, em outubro a FAO veio há público parabenizar as ações desenvolvida para a erradicação da fome na Venezuela. Mais uma vitória da Revolução Bolivariana!

*Antônio Henrique é militante do PCB e direção estadual da UJC em Pernambuco
 
[Esse é um texto para a seção Crônicas Vermelhas, onde os militantes da UJC/PE opinam, comentam, debatem sobre diversos temas. Para acessar o conteúdo Crônicas Vermelhas basta acessar no "arquivo do blog por temática" a temática Crônicas Vermelhas, ir na página formação ou destaques, ou clicando no marcador dessa postagem.]

Entre desejos e despejos

Ao ocuparem quatro prédios no centro de São Paulo no fim de 2010, os sem-teto que lutam por moradia digna se aproximam de seu maior desejo: trocar o isolamento da periferia por uma região privilegiada da metrópole. A desapropriação de 53 prédios do centro pode significar o fim dos frequentes despejos
por Danilo Mekari

A contra-revolução em curso e a exigência social e política da reconstrução do Partido Comunista

Entrevista



No momento em que o capital prossegue a sua ofensiva de classe contra os trabalhadores, em Itália os comunistas, os revolucionários encontram-se dispersos por organizações diversas, à volta de revistas e publicações. No entanto, como diz Doménico Losurdo nesta entrevista,

40 ANOS DO VOO DA LIBERDADE

Revolução cubana dá samba em Florianópolis!

Florianópolis

Mostrar ao Brasil e ao mundo uma Cuba livre de preconceitos, descortinando sua história, cultura e conquistas sociais. Esse é o objetivo da escola samba de Florianópolis União da Ilha da Magia. Por defender que o Carnaval é não apenas beleza e diversão, mas também informação e momento oportuno para questionamentos, a agremiação desfilará na Festa de Momo com o enredo "Cuba sim! Em nome da verdade". É a primeira vez que a revolução cubana será homenageada numa passarela do samba.

CPT: 2010 foi o pior ano para a Reforma Agrária nos 8 anos do governo Lula

Comissão Pastoral da Terra







A Comissão Pastoral da Terra fez uma análise da conjuntura política e avaliação dos avanços, desafios e impasses da Reforma Agrária em 2010, ano em que se encerra a chamada “Era Lula”.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Bom dia Brasil: Para além das aparências das notícias a realidade!

(06/01/11)

* Alcides Campelo A. Junior

O cidadão brasileiro já está acostumado (ou forçado) a ouvir falar no déficit da Previdência Social, que se devem cortar gastos públicos, que existe um “caos aéreo” e que deve ser solucionado a partir da abertura para a “eficiente” iniciativa privada, que o Correios está imerso numa crise e também precisa ser entregue nas mãos de quem tem “vocação” para tal serviço, ou seja, a “mágica” iniciativa privada.

Enfim, somos bombardeados por notícias que aparentemente prezam pelo melhor de nossas vidas, são as soluções para os problemas em que enfrentamos cotidianamente. Elas aparecem com tom enfático, as vezes dramáticos e em outros com ar professoral e especialista do assunto com os comentaristas ou pesquisadores da respectiva problemática, que é para parecer verdade absoluta, visto que é alguém que “entende” do assunto, então por quê questionar?

É nesse contexto que se insere as reportagens de vários meios de comunicação, em específico os que comentaremos adiante. No dia 05 de janeiro de 2011 o telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo de televisão, nos “premiou” com uma série de reportagens sob a lógica acima descrita. Elas falavam do “abacaxi” da Previdência Social e do “caos aéreo”.

Com essa crônica pretendo esmiuçar tais problemáticas, bem como instigar a reflexão e possível contribuição a análises críticas acerca das questões abordadas pelas reportagens do Bom Dia Brasil do dia 05/01/11.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SALVE OS 113 ANOS DE LUIZ CARLOS PRESTES O "CAVALEIRO DA ESPERANÇA"!

LUIZ CARLOS PRESTES nasceu em 3/01/1898, em Porto Alegre (RS), e faleceu em 7/03/1990, no Rio de Janeiro, aos 92 anos de idade. Desde muito jovem, Prestes revelou indignação com as injustiças sociais e a miséria de nosso povo, mostrando-se preocupado com a busca de soluções efetivas para a situação deplorável em que se encontrava a população brasileira, principalmente os trabalhadores do campo, com os quais tivera contato durante a Marcha da Coluna (1924-27), que ficaria conhecida como a Coluna Prestes. Muito antes de tornar-se comunista, Prestes já era um revolucionário. Sua adesão aos ideais comunistas e ao movimento comunista apenas veio comprovar e confirmar sua vocação revolucionária, seu compromisso definitivo com a luta pela emancipação econômica, social e política do povo brasileiro. Como revolucionário, Prestes foi um patriota - um homem que dedicou sua vida à luta por um Brasil melhor, por um Brasil onde não mais existissem a fome, a miséria, o analfabetismo, as doenças, a mortalidade infantil e as demais chagas que continuam a infelicitar nosso país.

Verdade seja dita: “Sicko” não foi proibido em Cuba




A Wikileaks fez algo incrível. Publicou um pequeno documento produzido pelo Departamento de Estado, em parte, sobre mim e meu filme, ‘Sicko’.

É uma visão impressionante, à natureza orwelliana, de como os burocratas do Estado fazem rodar suas mentiras e fantasiam a realidade (suponho façam isso acalmar seus chefes e, assim, dizem exatamente o que eles querem escutar).

A data é de 31 de janeiro de 2008, alguns dias depois de Sickoter sido indicado ao Oscar como Melhor Documentário. Deve ter sido uma espécie de troco de algum louco do Departamento de Estado de Bush (imediatamente seu Departamento de Tesouro me notificou, pois estavam investigando quais as leis eu poderia ter sido burladas ao levar três dos primeiros socorristas do 11 de novembro, para receberem, em Cuba, os cuidados médicos que foram negados pelos Estados Unidos).

DISCURSO DE RAÚL CASTRO




«GRANDES TÊM SIDO OS DESAFIOS E PERIGOS DESDE O TRIUNFO DA REVOLUÇÃO»
Raúl Castro Ruz*
2010-12-30 07:00:00

‘Venezuela entra em fase de radicalização', diz vice-presidente

Por Claudia Jardim, de Caracas, para a BBC Brasil

A aprovação da lei habilitante que concede plenos poderes ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para governar por decreto até meados de 2012, representa uma "nova etapa" que determina a "radicalização" da revolução bolivariana, de acordo com vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua.

Em entrevista à BBC Brasil, Jaua - que é visto como o representante do núcleo de esquerda do chavismo - defende os "super-poderes" concedidos a Chávez como um instrumento para corrigir as falhas do governo, há 11 anos no poder.

Análise e Opinião Comunistas

Lugo está indo. Se afasta. Vai distanciando-se daqueles que prometeu ajudar.
(Por Miguel H. López. Publicado em www.blogs.ultimahora.com)

A retirada do apoio do Partido Comunista Paraguaio ao governo de Lugo, além dos muitos comentários a favor ou contra que está gerando, é uma importante chamada de atenção ao que está acontecendo e os rumos que o país está tomando.

PCP retira apoio crítico a Fernando Lugo

El PCP retira el apoyo crítico a Fernando Lugo

Defender el proceso de cambio es denunciar el incumplimiento del programa de cambios.


De Porto Rico

Um chamado a Solidariedade Internacional

A juventude porto-riquenha faz um chamado a comunidade internacional para que continue solidarizando-se as lutas pela educação pública que vem se desenvolvendo em nosso país e em todo o mundo. A educação, assim como a maioria dos serviços públicos, encontra-se sob o ataque de governos que atendem primeiro aos bancos e as grandes empresas e depois o povo. No meio de sua crise econômica eles buscam que as classes oprimidas sigam pagando por sua avareza, sacrificando o acesso das pessoas mais pobres a uma educação pública de qualidade, assim como os direitos dos professores, empregados e empregadas a condições dignas de trabalho. Este roubo, que busca diminuir e privatizar nossas universidades, deve ser denunciado de forma contundente em todo o mundo como algo que põe em grave perigo o progresso e a possibilidade de construir uma sociedade cada vez mais justa e igualitária. 

Brasil de Lula: a naturalização da desigualdade

Entrevista com Nildo Ourique

POR VALÉRIA NADER E GABRIEL BRITO (Correio da Cidadania)
22-DEZ-2010

Nesta entrevista especial, o Correio da Cidadania conversou com o economista Nildo Ouriques, também membro do Instituto de Estudos Latinos-Americanos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina –, para fazer um balanço dos anos Lula e analisar as pré-condições, algumas já anunciadas, do governo Dilma. Para ele, a principal função exercida pelo governo foi a de “refuncionalizar o neoliberalismo”. Ao mesmo tempo, desqualifica a suposta ascensão social do povo brasileiro, pois se baseia “nos critérios inaceitáveis do Banco Mundial”. Em sua opinião, o maior ‘legado’ deixado pelo último governo é a constatação de que não é possível alcançar mudanças profundas pelo atual modelo de democracia.

Imagens da participação da UJC no XVII FMJE - África do Sul

Solidariedade à Juventude Comunista do Equador


Intervenção do camarada Mascote no Seminário promovido pela OCLAE
Banca vendendo materiais do bloco Comuna que pariu!
Foto da Plenária do Movimento Estudantil Internacional
Reunião da América Latina na Plenária do Movimento Estudantil Internacional
Intervenção da camarada Suzana no Seminário sobre Haiti

Intervenção do camarada Túlio Lopes no Seminário da OCLAE
Camaradas da JJCC - Chile
Camarada Paulo Vinicius - Mascote
Intervenção do camarada Túlio Lopes na reunião da Federação Mundial das Juventudes Democráticas
Camaradas da Juventude Comunista Portuguesa
Extraído do blog da UJC Brasil

UJC participa do XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes na África do Sul



Aconteceu, entre os dias 13 e 21 de dezembro de 2010 o XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes na cidade de Pretória – África do Sul. A União da Juventude Comunista esteve presente no Festival apresentando um manifesto intitulado “Pelo Socialismo e pela Paz Mundial!”. A delegação da UJC foi composta por quatro camaradas: Paulo Vinicius, Suzana, Thiago Jorge e Túlio Lopes.

ACORDO POLÍTICO

Peru

Reunidos na cidade de Lima, aos 15 dias do mês de dezembro do ano 2010, o Partido Nacionalista Peruano, representado por seu Representante Legal Nacional, Sr. Edgardo Olórtegui Huamán, portador do RG N° 07375744, e as organizações articuladas na Unidade de Esquerdas, representadas por Manuel Castillo Cabrera, do Partido Comunista Peruano, portador do RG N° 06750536, Javier Dez Canseco Cisneros, do Partido Socialista, portador do RG N° 06256182, Víctor Oliva Miguel, do Partido Socialista Revolucionário, portador do RG N° 06279527, Ines Rodríguez Velásquez, do Movimento Político Voz Socialista, portadora do RG N° 08717578, e Fidel Ríos Alarcón, de Lima Para Todos, portador do RG N° 08648855, subscrevem o seguinte ACORDO POLITICO:

Após críticas, brasileiro é destituído de missão da OEA no Haiti




Santo Domingo, 25 dez (EFE)

A Organização dos Estados Americanos (OEA) destituiu seu representante especial no Haiti, o brasileiro Ricardo Seitenfus, informou neste sábado à Agência Efe uma fonte diplomática, que pediu para não ser identificada.

A destituição ocorreu após a publicação no jornal suíço “Le Temps” de algumas declarações atribuídas ao diplomata nas quais questiona o papel da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), presente no país desde 2004, e a política da comunidade internacional para a nação caribenha. Seitenfus afirmou na entrevista, divulgada no último dia 20, que a ONU impôs a presença de suas tropas no Haiti apesar de o país não viver uma situação de guerra civil.