"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

quinta-feira, 24 de março de 2011

DIVAGAÇÕES SEM DEVANEIOS: REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE

(24/03/2011)

* Alcides Campelo A. Junior

Nessa crônica irei discorrer entre diversos temas buscando manter certa relação entre os mesmos, apesar de alguns não terem nenhuma correlação direta. Serão divagações, mas sem devaneios. Na verdade, muitos questionamentos, críticas e conjecturas. Vamos aos fatos.

PC Grego (KKE) saúda os 89 anos do Partidão

Estendemos os cumprimentos ao 89º aniversário do partido da classe trabalhadora do Brasil, o partido de Luis Carlos Prestes, fundado em 25 de março de 1922, com o nome de Partido Comunista – Seção Brasileira da Internacional Comunista.

A criação do partido comunista é uma grande conquista para a classe operária de cada país. É o resultado do amadurecimento do movimento operário, de sua fusão com a cosmovisão revolucionária do marxismo-leninismo, do efeito catalisador da Grande Revolução Socialista de Outubro. Reflete a emancipação do movimento trabalhador da ideologia e da política burguesa.

PCB: 89 ANOS DE LUTA!

Cartaz comemorativo aos 89 anos do PCB.



O Partido Comunista Brasileiro - PCB foi fundado em 25 de março de 1922.



Autor: Dario da Silva




DECLARAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA SOBRE PASSAGEM DE OBAMA NO CHILE

PARTIDO COMUNISTA DO CHILE

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de visita ao Chile não respondeu à postura da população para que reconhecesse um “mea culpa” pela brutal intromissão norte americana nos assuntos internos do Chile na década de 70, que culminara com o criminoso golpe de estado contra o Presidente constitucional do nosso país, Salvador Allende, e que desatara o terrorismo de estado com uma seqüela de milhares de vítimas, desaparecidos, torturados, presos, exonerados, exilados e relegados.

Não há resposta para os familiares dos desaparecidos que clamam desde mais de 3 décadas por verdade e justiça. E mais, em uma grosseira deformação, Obama os compara às chamadas “damas de branco” em Cuba, financiadas pelos EUA para tratar de desestabilizar o governo revolucionário.

Declaração da Rede Popular Catarinense de Comunicação – RPCC

Para agradecer o Nobel da Paz a ele conferido, Obama discursou uma declaração de guerra ao mundo e revelou por trás de sua máscara a cara lívida e sem vida de uma velha mentira.

sábado, 19 de março de 2011

DOMINGO É DIA de LUTA ANTI-IMPERIALISTA E DE SOLIDARIEDADE AOS POVOS EM LUTA

AJUDE A AMPLIAR ESSA CONVOCATÓRIA! VAMOS MOSTRAR AO MUNDO NOSSA GARRA, NOSSA UNIDADE E NOSSA FIBRA : Fora Obama de nosso país!

140 ANOS DA COMUNA DE PARIS: OS TRABALHADORES NO PODER!

Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Em 18 de março de 1871 surgia em Paris o primeiro governo operário da História, resultante da resistência popular diante da eminente invasão das tropas prussianas à França, durante a guerra franco-prussiana, evento este decisivo para o processo de unificação da Alemanha. Após a rendição de Napoleão III e do exército francês em setembro de 1870, da consequente queda de seu império e da proclamação da Terceira República da França, a Assembleia Nacional, de maioria conservadora, e o novo governo buscaram uma negociação rebaixada com a Prússia de Bismarck, o comandante da estratégia vitoriosa da unificação alemã. Os trabalhadores de Paris, entretanto, recusaram-se a depor as armas e iniciaram a revolta popular, tomando de assalto a prefeitura da cidade.

PC do Egito anuncia retomada da sua existência pública

Partido Comunista Egípcio

O Partido Comunista Egípcio sediou uma reunião que incluiu todas as suas diferentes organizações. A reunião resultou em uma decisão unânime de anunciar, oficialmente, a existência e atividades do partido, considerando o novo e saudável ambiente político e social que resultou da revolução de 25 de Janeiro e depois de anos de clandestinidade absoluta e sob tamanha repressão.

Partido Comunista Filipino saúda o aniversário do PCB

16 de Março de 2011
Queridos Camaradas do PCB:

O Partido Comunista Filipino envia saudações fraternas ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) na ocasião do seu 89 Aniversário, que será no próximo dia 25 de Março de 2011.

Estamos confiantes de que a comemoração do 89 Aniversário de Fundação será uma ocasião de reforço da vontade do seu partido de intensificar as lutas contra o imperialismo e a reação local e de unificar todas as forças comunistas e de esquerda no Brasil na luta comum para trazer, para perto, o povo Brasileiro e a libertação social.

Finalmente, estamos em busca do estreitamento das relações dos nossos dois partidos no cenário da solidariedade internacional contra as políticas destrutivas do imperialismo e a ofensiva da globalização capitalista – de solidariedade internacional nas lutas pela paz, liberdade, democracia e socialismo.

Com todos os melhores desejos,
ANTONIO E. PARIS
Secretário Geral

quarta-feira, 16 de março de 2011

Carta aberta de Roger Waters sobre o muro do apartheid israelita

Em 1980, uma canção que escrevi, "Another Brick in the Wall Part 2", foi proibida pelo governo da África do Sul porque estava a ser usada por crianças negras sul-africanas para reivindicar o seu direito a uma educação igual. Esse governo de apartheid impôs um bloqueio cultural, por assim dizer, sobre algumas canções, incluindo a minha.

Vinte e cinco anos mais tarde, em 2005, crianças palestinianas que participavam num festival na Cisjordânia usaram a canção para protestar contra o muro do apartheid israelita. Elas cantavam: "Não precisamos da ocupação! Não precisamos do muro racista!" Nessa altura, eu não tinha ainda visto com os meus olhos aquilo sobre o que elas estavam a cantar.

sábado, 12 de março de 2011

A OTAN, A GUERRA, A MENTIRA E OS NEGÓCIOS Por Fidel castro

A OTAN, A GUERRA, A MENTIRA E OS NEGÓCIOS

Confira o programa de TV do PCB

EQUADOR: A REVOLUÇÃO “CIDADÔ E OS COMUNISTAS

Ivan Pinheiro*

Aumenta o perigo de intervenção imperialista na Líbia

por Sara Flounders

A pior coisa que poderia acontecer ao povo da Líbia seria uma intervenção dos EUA.

A pior coisa que poderia acontecer ao levantamento revolucionário que sacode o mundo árabe seria uma intervenção dos EUA na Líbia.

A classe operária vai ao paraíso – o trabalhador industrial entre o céu e o inferno

Sérgio Prieb1

 
“Eu sou uma máquina, eu sou uma roldana, eu sou uma rosca,

eu sou um parafuso, eu sou uma correia de transmissão,

eu sou uma bomba, aliás, a bomba está estragada,

não funciona mais, e agora não pode mais ser reparada”.

(Lulu Massa)

 
“Os pobres ficam loucos porque tem pouco,

e os ricos ficam loucos porque tem demais”

(Militina)

CÍRCULO DE FOGO: O ANTI-COMUNISMO PÓS-GUERRA FRIA

Sérgio Prieb1



“O mundo sem guerras e sem armas é uma idéia utópica,

mas deve-se fazer de tudo para atingir esse ideal.

Será possível engendrar a paz sem armas? Duvido muito”.

(Mikhail Kalachnikov, inventor do fuzil AK-47)

“As cidades podem vencer, Stalingrado!

Penso na vitória das cidades, que por enquanto é apenas uma

fumaça subindo do Volga.

Penso no colar de cidades, que se amarão e se defenderão

contra tudo.

Em teu chão calcinado onde apodrecem cadáveres,

a grande Cidade de amanhã erguerá a sua Ordem”.

(Carlos Drummond de Andrade, Carta a Stalingrado)

CNA distorce dados para limpar a ficha do latifúndio

11 de março de 2011

Do IHU On-Line

“A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está usando uma interpretação totalmente equivocada dos dados do censo agropecuário para tentar passar a ideia de que de 1960 para cá houve uma recuperação florestal nos imóveis particulares”, mencionou Raul do Valle à IHU On-Line, ao comentar o relatório divulgado pela CNA, o qual mostra que houve crescimento de matas e florestas em terras particulares.

Segundo ele, cerca de 80% do que restou da mata atlântica faz parte de imóveis particulares e tem déficit de vegetação nativa. “Não há dados precisos para o país como um todo, mas para algumas regiões, sim. Por exemplo, na bacia do rio Xingu, no Mato Grosso, há mais de 300 mil hectares de matas ciliares degradadas ou desmatadas”.

Em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail, Valle também se manifestou contrário ao projeto de elaboração do novo Código Florestal, proposto pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o qual será votado na Câmara dos Deputados ainda no mês de março.

“Defendemos que uma reforma na lei atual não anistie desmatamentos ilegais, mas permita que o proprietário que estiver numa área apta à agricultura e já tenha investido recursos para melhorá-la, possa compensar sua reserva legal recuperando áreas menos apropriadas”.

Raul Silva Telles do Valle é advogado e mestre em Direito Econômico, formado pela Universidade de São Paulo (USP).

Confira a entrevista.

União da Ilha da Magia, em defesa de Cuba, é campeã do Carnaval de Florianópolis