"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

quinta-feira, 29 de março de 2012

A BLOGUEIRA YOANI SÁNCHEZ E SUAS CONTRADIÇÕES

Yoani Sánchez.
Foto de seu blog Generacion Y

A entrevista concedida ao jornalista francês Salim Lamranium é longa, mas indispensável para  se ver a quantidade de contradições em que incorre a blogueira Yoani Sánchez, transformada em vedete da mídia comprometida com o combate sem tréguas ao regime cubano.


Em meio à difamação da fanatizada e badalada blogueira, ela chega a reconhecer, ela mesma, que a mídia internacional manipula e mente nas entrevistas com ela, na sanha de atrair a opinião pública contra Fidel Castro e o governo da Ilha.
Ferrenha opositora do regime cubano, a blogueira Yoani Sánchez concedeu uma entrevista ao jornalista francês Salim Lamranium, na qual cai em contradição diversas vezes. Especialista em assuntos relacionados à ilha, ele conseguiu colocá-la contra a parede e expor a fragilidade dos argumentos da cubana. Veja abaixo.
Yoani Sánchez é a nova personalidade da oposição cubana. Desde a criação de seu blog, Generación Y, em 2007, obteve inúmeros prêmios internacionais: o prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset (2008), o prêmio Bitacoras.com (2008), o prêmio The Bob's (2008), o prêmio Maria Moors Cabot (2008) da prestigiada universidade norte-americana de Colúmbia. Do mesmo modo, a blogueira foi escolhida como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo pela revista Time(2008), em companhia de George W. Bush, Hu Jintao e Dalai Lama.
Seu blog foi incluído na lista dos 25 melhores do mundo do canal CNN e da Time(2008). Em 30 de novembro de 2008, o diário espanhol El País a incluiu na lista das 100 personalidades hispano-americanas mais influentes do ano (lista na qual não apareciam nem Fidel Castro, nem Raúl Castro). A revista Foreign Policy, por sua vez, a considerou um dos 10 intelectuais mais importantes do ano, enquanto a revista mexicana Gato Pardofez o mesmo para 2008.
Esta impressionante avalanche de distinções simultâneas suscitou numerosas interrogações, ainda mais considerando que Yoani Sánchez, segundo suas próprias confissões, é uma total desconhecida em seu próprio país. Como uma pessoa desconhecida por seus vizinhos - segundo a própria blogueira - pode integrar a lista das 100 personalidades mais influentes do ano?
Um diplomata ocidental próximo desta atípica opositora do governo de Havana havia lido uma série de artigos que escrevi sobre Yoani Sánchez e que eram relativamente críticos. Ele os mostrou à blogueira cubana, que quis reunir-se comigo para esclarecer alguns pontos abordados.
O encontro com a jovem dissidente de fama controvertida não ocorreu em algum apartamento escuro, com as janelas fechadas, ou em um lugar isolado e recluso para escapar aos ouvidos indiscretos da "polícia política". Ao contrário, aconteceu no saguão do Hotel Plaza, no centro de Havana Velha, em uma tarde inundada de sol. O local estava bem movimentado, com numerosos turistas estrangeiros que perambulavam pelo imenso salão do edifício majestoso que abriu suas portas no início do século XX.
Yoani Sánchez vive perto das embaixadas ocidentais. De fato, uma simples chamada de meu contato ao meio-dia permitiu que combinássemos o encontro para três horas depois. Às 15h, a blogueira apareceu sorridente, vestida com uma saia longa e uma camiseta azul. Também usava uma jaqueta esportiva, para amenizar o relativo frescor do inverno havanês.
Foram cerca de duas horas de conversa ao redor de uma mesa do bar do hotel, com a presença de seu marido, Reinaldo Escobar, que a acompanhou durante uns vinte minutos antes de sair para outro encontro. Yoani Sánchez mostrou-se extremamente cordial e afável e exibiu grande tranquilidade. Seu tom de voz era seguro e em nenhum momento ela pareceu incomodada. Acostumada aos meios ocidentais, domina relativamente bem a arte da comunicação.
Esta blogueira, personagem de aparência frágil, inteligente e sagaz, tem consciência de que, embora lhe seja difícil admitir, sua midiatização no Ocidente não é uma causalidade, mas se deve ao fato de ela preconizar a instauração de um "capitalismo sui generis" em Cuba.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Depoimento de István Mészáros em comemoração aos 90 anos de fundação do PCB

Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista Brasileiro comemora 90 anos em 2012. Confira abaixo mensagem enviada pelo filósofo húngaro István Mészáros em celebração ao aniversário do PCB:
Estimados camaradas,
Em nossa conjuntura histórica decisiva, o aprofundamento da crise estrutural do capital ameaça a própria sobrevivência da humanidade. Apenas uma estratégia revolucionária obstinada pode assegurar uma saída desta perigosa situação, através da criação de bases verdadeiramente justas para um futuro sustentável. O papel da política é vital nesse processo, na condição de que ela tenha por objetivo a superação radical das hierarquias estruturais herdadas do passado. Sem isso, a inércia paralisante da reprodução cultural e material hierarquicamente ossificada está fadada a comprometer até os melhores esforços restritos à política, como confirmam nossos amargos revezes históricos. A necessária orientação revolucionária de nossos tempos clama por uma transformação emancipatória através da qual as grandes massas populares possam realmente controlar suas condições de existência, dentro do espírito da igualdade substantiva e sobre as firmes bases desta. Depois de 90 anos de luta, e pelos anos que virão adiante, eu desejo a vocês sucesso irrevogável na realização dessa grande tarefa histórica.

Câmara Municipal do Recife homenageia os 90 anos do PCB e os 112 anos de nascimento de Gregório Bezerra

Roberto Arrais.
Roberto Arrais
Com a presença de militantes comunistas, de simpatizantes e representantes de entidades e partidos políticos, como o PSOL e a APAP, e,  do Secretário Político do PCB de Pernambuco  Aníbal Valença, e do Secretário Geral do PCB Ivan Pinheiro,  foi realizado durante a tarde deste  15 de março de 2012, ato de comemoração aos 90 anos do PCB e dos 112 anos do camarada Gregório Bezerra, por proposta do vereador do PT do Recife Múcio Magalhães.
Na fala do vereador Múcio Magalhães, ele destacou a importância para o País da bela e heróica história do Partido Comunista Brasileiro, que muito fez pela organização dos trabalhadores e pelas conquistas promovidas em defesa dos oprimidos e exploradas de nossa terra. Destacou também a figura singular de Gregório Bezerra, “que deve ser sempre homenageada pela sua coerência, pela sua têmpera revolucionária, que melhor encarna a figura do comunista, que tinha uma relação muito forte com o movimento de massas”.

Marx: mais vivo e atual que nunca nos 129 anos de sua morte


Por Atilio A. Boron
Num dia como hoje, há 129 anos, morria placidamente em Londres, aos 65 anos de idade, Karl Marx.
Teve a mesma sorte de todos os grandes gênios, sempre incompreendidos pela mediocridade reinante e o pensamento acorrentado ao poder e às classes dominantes.
Como Copérnico, Galileo, Servet, Darwin, Einstein e Freud, para mencionar apenas uns poucos, Marx foi insultado, perseguido e humilhado. Foi ridicularizado por medíocres intelectuais e burocratas acadêmicos que não chegavam aos seus tornozelos, e por políticos complacentes com os poderosos de turno, que repugnavam suas concepções.
A academia teve muito cuidado ao fechar suas portas. Nem ele e nem seus amigo e colega eminente, Friedrich Engels, jamais ascenderam aos claustros universitários.
E mais, Engels, sobre quem Marx disse ser “o home mais culto da Europa”, nem sequer estudou na universidade.
Entretanto, Marx e Engels produziram uma autêntica revolução copernicana nas humanidades e nas ciências sociais: depois deles, e ainda que seja difícil separar sua obra, podemos dizer que depois de Marx, nem as humanidades e nem as ciências sociais voltariam a ser com antes.

O socialismo jurídico

Friedrich Engels e Karl Kautsky
Idealizado por Friedrich Engels e Karl Kautsky, o artigo “O socialismo jurídico” foi publicado anonimamente na revista da social-democracia alemã, Die Neue Zeit, em 1887. O objetivo era dar resposta aos ataques à teoria econômica de Marx, assim como elaborar uma crítica ao reformismo jurídico e combater a sua influência no movimento operário. “À época da escrita deste livro, os reformistas, em combate às idéias revolucionárias de Marx, apontavam para uma transição controlada, objetivando ganhos por meio do aumento de direitos, sem transformar plenamente as contradições da exploração capitalista”, afirma na orelha do livro o professor da Faculdade de Direito da USP, Alysson Leandro Mascaro, para quem O socialismo jurídico, agora publicado pela Boitempo, é uma das obras clássicas do marxismo sobre a relação entre o direito e o capitalismo.
“Engels e Kautsky dedicam esta obra justamente a combater o socialismo dos juristas – ou o socialismo por meio do direito. O direito é, irremediavelmente, uma forma do capitalismo. Assim sendo, é a revolução – e não a reforma por meio de instituições jurídicas – a única opção realmente transformadora das condições das classes trabalhadoras”, conclui Mascaro.

terça-feira, 20 de março de 2012

Sobre o debate da Atualidade do Manifesto Comunista

A União da Juventude Comunista - Pernambuco (UJC-PE) no ano de 2012 está investindo bastante em atividades de formação política, seja para formação "interna" voltado para os/as militantes (mas aberto a convidados/as), quer seja para formação "externa" proporcionando debates nos locais de atuação da UJC-PE. 
A base do movimento estudantil na UFPE iniciou as discussões com um debate sobre a Atualidade do Manifesto do Partido Comunista no dia 15 de Março no Auditório do CFCH. Sob a coordenação de Kim Taiuara (Secretário de Formação Política da UJC-PE) o Professor Michel Zaidan e o Secretário Geral do PCB discorreram sobre o tema para pouco mais de 15 pessoas. 

sexta-feira, 16 de março de 2012

Capitalismo global, proletariedade e os limites da indignação

Crédito: Valor Econômico
Por Giovanni Alves*.
Nos primórdios do século XXI, torna-se cada vez mais visível, numa perspectiva histórico-mundial, o que Karl Marx e Friedrich Engels salientaram em A ideologia alemã, como sendo a grande massa da humanidade “destituída de propriedade” que está em contradição (e não apenas em contraste) com um mundo existente de riqueza e cultura, o que pressupõe, portanto, um grande aumento da força produtiva e um grau elevado do seu desenvolvimento. É por isso que, nas condições do capitalismo global e da crise estrutural do capital, coloca-se, objetivamente, de modo mais pleno, a necessidade histórica do comunismo como condição irremediável da emancipação de indivíduos histórico-mundiais de sua alienação radical das condições da vida social.
A grande massa da humanidade “destituída de propriedade” é constituída hoje pela multidão de proletários. Como diz o lema do movimento social Occupy nos EUA, “we are the 99%”. No plano categorial, a grande massa da humanidade alienada do controle social representa hoje a “classe” social do proletariado: “classe” com aspas tendo em vista que, apesar de estarem subsumidos à condição de proletariedade, só tornam-se efetivamente classe social – sem aspas – na medida em que aparecem, com maior ou menor efetividade, como sujeito histórico em si/para si.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Nossos Sonhos

Nossos sonhos continuam vivos,
Apesar das derrotas,
Muito além do desespero.
Nossos sonhos continuam firmes,
Apesar das desilusões
E dos que nos traem.
Nossos sonhos continuam fortes,
Apesar de que hoje não somos muitos,
Tampouco bem organizados.
No entanto nada impedirá os nossos sonhos,
Pois eles continuam vivos, firmes e fortes!

*Poema de Alcides Junior, militante da UJC e do PCB em Pernambuco.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Procuradoria vai ajuizar 1ª ação criminal contra agentes da ditadura

NÁDIA GUERLENDA
DE BRASÍLIA 

O Ministério Público Federal anunciou na tarde desta terça-feira que ajuizará amanhã um processo judicial contra o coronel da reserva do Exército Sebastião Curió, acusado de sequestrar militantes políticos durante a guerrilha do Araguaia (1972-1975), no Pará. É a primeira ação criminal contra agentes da ditadura no país.
De acordo com a denúncia, assinada por procuradores da República do Pará, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, Curió foi responsável pelo desaparecimento de Maria Célia Corrêa (Rosinha), Hélio Luiz Navarro Magalhães (Edinho), Daniel Ribeiro Callado (Doca), Antônio de Pádua Costa (Piauí) e Telma Regina Cordeira (Lia).

terça-feira, 13 de março de 2012

Debate: A ATUALIDADE DO MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA!

A UJC-PE convoca um debate instigante e polêmico: a atualidade do Manifesto do Partido Comunista. Para provocar o debate compõem a mesa: O Profº Michel Zaidan e Ivan Pinheiro. Mais detalhes no cartaz!

terça-feira, 6 de março de 2012

Situação do transporte coletivo em Recife



http://www.ateliepe.com.br/penarua/videos/digaAi/645

Nota da UJC. Fora PM da UFF! Lutar não é crime!

Fora PM da UFF! Lutar não é crime!
A União da Juventude Comunista vem a publico manifestar o seu total repudio e indignação pela invasão da Polícia Militar no campus do Gragoatá e nas salas dos diretórios acadêmicos do ICHF, em especial o de ciências sociais. Os policiais justificaram a ação através de uma suposta denuncia anônima de que no local haveria drogas e coquetéis molotovs para a manifestação contra o aumento da tarifa das barcas, que ocorrera pouco antes na Praça Araribóia na última quinta feira(1/03).

quinta-feira, 1 de março de 2012

FORMAÇÃO POLÍTICA: Introdução ao Marxismo-leninismo (dia 03/03/12)

Dando prosseguimento ao calendário de formação política, a UJC-PE tem como tema da segunda formação do ano de 2012 o marxismo-leninismo. A concepção, as polêmicas, etc. 


FORMAÇÃO POLÍTICA:
Introdução ao Marxismo-leninismo
Facilitador: Atenágoras
Local: UFPE - Sala no corredor D do CCSA
A partir das 14 horas do dia 03/03/12 (sábado)