"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O PSB quer destruir os espaços públicos de Pernambuco

(Nota Política)

A cúpula do PSB continua sua saga para destruir os espaços públicos de Pernambuco e tornar o estado e a cidade do Recife um modelo de espaço-negócio. O modelo de espaço-negócio considera todo território como um espaço de geração de lucro que deve ser devidamente privatizado. Não importa as relações afetivas, a importância histórica, cultural e ambiental do território. Muito menos regulação jurídica. Tudo isso é supérfluo para o poder econômico e os governantes. O Projeto Novo Recife é o grande símbolo desse modelo de gestão do espaço urbano, mas não é o único.

Reprodução
Fica evidente que para privatizar o espaço urbano é importante acabar com a vida cultural dele, como forma de debelar as possíveis resistências. O PSB persegue implacavelmente os grupos de maracatu e de cultura tradicional no carnaval, desvaloriza os artistas regionais em festas tradicionais (como São João e Carnaval), apoia de forma aberta a especulação imobiliária e as construtoras no seu projeto de cidade. Ataca a vida cultural e social do Recife Antigo, criminaliza as estratégias alternativas de sobrevivência (como os ambulantes no metrô) e agora pretende proibir apresentações de artistas nas ruas de Pernambuco. Pessoas do mundo circense, dança, teatro, etc, serão proibidas de exercerem sua profissão e levarem um pouco mais de vida a essa cidade dominada por um modo de sociabilidade irracional e doente.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Organizar a rebeldia passa pelo planejamento!

A UJC-PE agradece a presença de todos participantes da primeira edição do curso “Planejamento e Organização política”, realizado no dia 23 de maio de 2015, na sede do PCB-PE.

A temática do curso está diretamente ligada aos objetivos estratégicos da revolução socialista. Para uma organização política sólida, coesa e coerente é preciso ter firmeza e clareza nos princípios e estratégias, bem como identificar a dinâmica da realidade para ser flexível na tática. O ato de planejar, definir objetivos, metas, monitorar e avaliar as ações é fundamental para o maior controle das tarefas para atingir os nossos objetivos estratégicos. Por isso, a UJC entende como fundamental preparar a sua militância e demais lutadores sociais no uso de ferramentas de planejamento para o melhor aproveitamento das ações. 

Organizamos o curso para que as/os participantes pudessem compreender a origem das formulações estratégicas e táticas; a importância da organização para a estratégia política; o legado dos comunistas para o processo de formulação do planejamento; o que é planejamento e suas técnicas. Isso porque entendemos importância do planejamento, principalmente nos dias de hoje, para as organizações de esquerda. Bem como, compreendemos que o planejamento deve extrapolar os limites das organizações, no sentido de dar subsídios também a nossa dinâmica pessoal e profissional.