"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

I Encontro de Unidade e Ação Anticapitalista - PE

A UJC em conjunto com a APAP, CSP - Conlutas, CPT, PCB, PSOL e UCS vem impulsionando a organização de um encontro que será um marco para a unificação da esquerda anticapitalista. Contudo, não se restringirá as mesmas os frutos desse encontro. Nós da UJC, por exemplo, convidamos setores do movimento estudantil, da academia, dentre outras, e cada entidade que compõe a comissão desse encontro também estão convidando outras, o intuito é mobilizar ampla rede de entidades e individuos dispostos a unificar a luta das forças anticapitalistas.
Esse é o compromisso da Juventude Comunista na luta por uma Frente Anticapitalista e Anti-imperialista.
Clique na imagem para ampliar!

Considerações consensuais preliminares:

1 – O movimento popular em Pernambuco necessita um novo marco político-organizativo que seja capaz de superar o atual estágio de dispersão e de fraca inserção nas massas;

2 – Há necessidade urgente de renovar nossas formas de luta e nossa práxis política;

3 – Necessário instituir um novo mecanismo de atuação cotidiana que rompa com a atomização predominante nos diversos movimentos e entidades que se colocam no campo da luta contra o atual 'status quo';

4 – Resgatar – ou reconstruir – a autonomia e a independência dos movimentos políticos, sindicais e sociais é uma condição indispensável para alcançar tal objetivo;

5 – Como objetivo estratégico, consideramos fundamental a construção de um novo bloco de forças contra-hegemônico no estado que impulsione a luta de massas a um patamar qualitativamente novo; Entendemos que a efetivação de tal construção impõe um processo de gradual maturação, tendo como um dos primeiros passos a unidade de ação no calendário político, sem que isso interceda ou prejudique a autonomia e independência de cada entidade, nem tampouco seu calendário de ação específica.

6 – Nesse sentido, propomos a realização de um encontro estadual com todas as forças políticas, sindicais e sociais que se colocam no campo da luta anti-sistema dominante.

Objetivos:

1) Iniciar a construção de um bloco de forças anti-capitalista através da integração horizontal dos movimentos políticos, sindicais e populares em Pernambuco;

2) Elaborar uma agenda anual de atuação convergente;

3) Estreitar as relações e a integração nos campos de atividade social, sindical e político, reforçando a solidariedade de classe.

Compromissos:

1) O encontro não objetiva criar uma nova entidade;

2) As ações conjuntas não se sobrepõem ao calendário de ações das entidades participantes;

3) O encontro não deve ser pautado por disputa de hegemonias;

4)Evitar as intervenções concentradas em poucas pessoas;

5)Não deve ter resolução final para votação (apenas uma declaração ou carta de intenções).

Participantes: dirigentes das entidades com o perfil acima mencionado (entidades sindicais – diretorias ou oposições, movimentos comunitários, indígena, negro, direitos humanos, de gênero, ambientalistas, de solidariedade internacional, cultural, entre outros) assim como indivíduos sem organização.

Observação: Para auto finaças do evento, será cobrado o valor simbólico de R$ 5,00

4 comentários:

  1. Parabéns aos camaradas de PE.Somos entusiastas de tais iniciativas.Uma abraço com o fervor revolucionário, daqui da terra carioca.
    Saudações comunistas.
    Maurício UJC/RJ

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber se tal reunião é aberta e se eu poderiA ir, não pertencendo a nenhuma dessas entidades ..
    abraço

    -PE

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostaria de saber, O Encontro é aberto ao público????

    ResponderExcluir