"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vem aí o Fanzine Cultural da UJC: A Primavera!

Insígnia do fanzine cultural da UJC-PE 
A União da Juventude Comunista (UJC) atua prioritariamente em três frentes de luta - não excluindo outras possibilidades - , são elas: movimento estudantil; jovens trabalhadores; e cultura. Nesse sentido a UJC busca variadas formas tradicionais e inovadoras para atuar, e é com esse intuito que a UJC de Pernambuco desenvolveu o seu fanzine cultural, sob o título de A PRIMAVERA. Em breve o disponibilizaremos via internet.


Não é um título à toa, carrega em si um simbolismo intenso. Poetas/poetisas do calibre de Cecília Meirelles, Fernando Pessoa (Alberto Caeiro), dentre tantos, se renderam a beleza da estação das flores, e quer seja em prosa ou em verso exprimiram poeticamente a primavera.

No fanzine cultural da UJC/PE, a primavera ganha uma conotação mais ampla, nos inspiramos em Ernesto Che Guevara: “os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira”. 

É com o espírito de luta, de enrijecer sem jamais perder a ternura, que construímos esse fanzine cultural! 

A capa do primeiro exemplar do A PRIMAVERA apresenta imagem da flor conhecida por Dente-de-leão, que para alguns traz a ideia de esperança, visto que suas sementes são de fácil disseminação. Assim como a Dente-de-leão espalha suas sementes com o soprar do vento, pretendemos propagar poesias e outras artes dos militantes, simpatizantes e amigos da UJC através d'A PRIMAVERA!

A PRIMAVERA se propõe a propagar as mais variadas produções artísticas, sua edição Nº 1 irá conter apenas poesias, o que nas próximas edições não necessariamente. As produções artísticas são gentilmente cedidas, portanto, por isso o arrecadado com a venda dos fanzines será revertido ao núcleo de cultura da UJC para reprodução d'A Primavera! Com a ciência disto os autores não reivindicam os direitos autorais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário