"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Anita Leocádia Prestes faz palestra e lança livro em Recife!!

A filha de Olga Benário e de Luiz Carlos Prestes, Anita Leocádia Prestes estará presente na UFRPE neste dia 27 de novembro, sexta feira, no auditório do CEAGRI a partir das 19 horas. 

Para compor a mesa de debate juntamente com Anita Prestes, teremos a Professora da UFRPE, Marcília Gama.



 Além da palestra sobre "Os 80 anos da insurreição de 1935", haverá o lançamento do livro sobre a vida do seu pai, "Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro"!!


Quando e por que a senhora decidiu pesquisar sobre a história política do seu pai, Luiz Carlos Prestes?

" Eu quis ingressar na universidade para estudar história quando voltei do exílio em 1979, o que é até curioso porque a minha primeira formação foi em química. Só que nunca trabalhei na área [risos] devido a perseguição que surgiu com o golpe de 1964. Naquele tempo, meu pai já estava com mais de 80 anos e tinha uma memória extraordinária sobre os acontecimentos da Coluna Prestes. O problema é que ele resistia em escrever. Então segui por esse caminho e defendi a minha tese de doutorado sobre a Coluna Prestes em 1989. Depois disso, continuei trabalhando na universidade. Ainda muito interessada na história do Brasil contemporâneo, pesquisei sobre tenentismo, movimentos militares e me aprofundei na história do PCB [Partido Comunista Brasileiro], até porque a partir de 1930 não tem como estudar a vida do Prestes sem relacioná-la ao PCB e vice-versa."

COMPAREÇAM!!


Acompanhe o evento no facebook:
Evento Anita Prestes no facebook - clique Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário