"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PRIMEIRO DE MAIO: DIA DE LUTA E RESISTÊNCIA DA CLASSE TRABALHADORA

NOTA POLÍTICA DO PCB

Crescem os desafios da classe trabalhadora neste ano de 2011. A crise econômica mundial continua a fazer estragos em vários países, como resultado do regime de economia de mercado, o qual coloca em risco a sobrevivência da espécie humana, ao desprezar as necessidades básicas dos trabalhadores, apenas para garantir a manutenção dos enormes lucros obtidos por bancos e grandes corporações capitalistas. O recrudescimento da crise internacional do capitalismo deverá encontrar no Brasil um governo não mais disposto a liberar crédito para aumentar o consumo (na verdade, uma política de endividamento crescente da população em favor do lucro dos bancos e da cooptação das camadas populares para a ilusória sensação de melhoria das condições de vida).

Relembrando o Carnaval de Pernambuco 2011

Galo da Madrugada, mito e apartheid social. A elite nos camarotes refrigerados tietando celebridades vazias e efêmeras

Por Homero Fonseca

1° Encontro da União da Juventude Comunista em Cuba

Pela construção da saúde coletiva e popular no Brasil!

Entre os dias 18 e 20 de abril foi realizado em La Habana o Primeiro Encontro da União da Juventude Comunista em Cuba.

Nossos jovens, estudantes da Escola Latinoamericana de Medicina - ELAM, estao organizados em 2 núcleos, um na cidade de Havana e outro em Camaguey. Reuniram-se no para debater temas relacionados à realidade brasileira, cubana e latino americana, marxismo, saúde e organização.

O legado marxista e a luta política na América Latina

Ivan Pinheiro*



Em primeiro lugar, agradecer o honroso e irrecusável convite para participar deste importante seminário, que se propõe a trazer o legado de Marx para colocá-lo a serviço da luta de classes, em especial na América Latina, e não apenas para uma discussão meramente acadêmica ou diletante.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

I SEMINÁRIO NACIONAL DE CULTURA

 

MST mantem ocupação de 15 latifúndios em Pernambuco

18 de abril de 2011

Da Página do MST

O MST ocupou mais seis fazendas em vários municípios pernambucanos, nesta terça-feira, somando 15 áreas ocupadas no estado, com a mobilização de 3.000 famílias.

Número de trabalhadores assassinados cresceu em 2010

19 de abril de 2011

Da Comunicação CPT

No ano de 2010, foram registrados 1.186 conflitos no campo brasileiro, dois a mais do que em 2009, 1.184. Este crescimento se deu pelo número de conflitos registrados no Nordeste, que passaram de 320, em 2009, para 440, em 2010, um aumento de 37,5%. Nas demais regiões houve queda na ocorrência de conflitos.

FSM REALIZA CONGRESSO ANTICAPITALISTA E ANTIIMPERIALISTA

Realizou-se em Atenas, de 6 a 10 de abril, o 16º Congresso da Federação Sindical Mundial (FSM). O congresso contou com a participação de 675 delegados efetivos e 225 observadores, vindos dos cinco continentes, representando mais de 80 milhões de trabalhadores ligados a centrais, confederações e federações de diferentes países.

Ofensiva da direita: Militares querem censurar novela sobre a ditadura

PCO - A novela "Amor e Revolução" corre o risco de ser tirada do ar caso o Ministério Público aceite o pedido dos militares que promovem um abaixo assinado para censurá-la.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Estratégia de "correcção" ou de derrube do sistema?

KKE*

Como é sabido, o KKE, em 1 de Dezembro de 2010, na sua carta aos Partidos Comunistas e Operários da Europa, apelava ao enfraquecimento do PEE (Partido de Esquerda Europeu) e ao seu abandono, porque ele é um instrumento para o envolvimento das forças revolucionárias no quadro do capitalismo, como "apêndice" da social-democracia.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Seminário Nacional de Cultura - confira o blog do seminário

Nos dias 22, 23 e 24 de Abril, acontecerá o Iº Seminário Nacional de Cultura, no qual será discutido as bases é perspectivas de uma nova política para as juventudes, levando em consideração a sua diversidade e experiências, com palestras, shows e muita informação sobre o que acontece de protagonismo cultural juvenil nas principais cidades do nosso Brasil.

Em alguns dias iremos disponibilizar a programação completa, com os debates, palestrantes e os shows que vão acontecer durante o Iº Seminário Nacional de Cultura.

Blog: http://seminariodeculturajovem.blogspot.com/

Pare a guerra contra a Líbia: Já!

Pare a guerra contra a Líbia: Já!

A Globo, o terrorismo e a tragédia do Realengo

Greve espontânea em obras do PAC no Ceará termina com repressão e prisão de operário acusado de liderar o movimento

(Paiva Neves, membro do CC do PCB e do CR do Ceará)

O operário Antonio Manoel Lopes foi acusado de liderar incêndio em alojamento e incitar abandono ou paralisação coletiva de trabalho. O Juiz do Fórum da cidade de São Gonçalo do Amarante decretou a prisão de mais cinco operários. Antonio passou 23 dias preso e graças à solidariedade e à pressão dos movimentos sociais, sindicais, bispos progressistas e alguns parlamentares, finalmente neste último dia 07 aconteceu sua soltura.

Visita a preso político no Ceará. Esse foi o título da mensagem eletrônica que várias entidades e lideranças de movimentos sociais de Fortaleza receberam no dia 02 de abril, emitida pela Associação 64/68 Anistia, entidade cearense que reúne ex-presos e perseguidos políticos, vítimas da ditadura civil-militar que se instaurou no Brasil em 1964.

PRIMEIROS MESES DO GOVERNO DILMA CONFIRMAM: UM GOVERNO A SERVIÇO DO CAPITAL

Revoltas operárias nos canteiros do PAC indicam caminho da luta

Ricardo Costa – Comitê Central do PCB

Os primeiros meses do Governo Dilma só vêm demonstrar a correção da tática proposta pelo PCB no segundo turno das eleições presidenciais de 2010: após a derrota de Serra nas urnas, será preciso organizar e mobilizar os trabalhadores brasileiros para derrotar Dilma nas ruas.

Dilma adotou o lema “País rico é país sem miséria”, projetando a erradicação da miséria como principal meta de seu governo. Claro está tratar-se de mera peça de propaganda, já que a política econômica posta em prática, mantidas as bases traçadas por Lula, é a do franco favorecimento às atividades promovidas pelo agronegócio, grandes indústrias e bancos, visando à continuidade da política de integração da economia brasileira à ordem capital-imperialista mundial. Apesar de subalterna, tal integração se dá de forma complexa e dinâmica, com o país assumindo também o papel de exportador de capitais, ao menos no cenário da América Latina e de outras regiões periféricas ao centro do capitalismo. Sem a providencial ajuda do Estado brasileiro, principalmente através do BNDES, não seria possível alavancar o capitalismo nacional, cuja burguesia estreita cada vez mais seus laços com as empresas multinacionais.

I Encontro Nacional em Cuba da UJC