"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

UJC - PE participa dos 4 anos do Escambo Coletivo

Militantes da UJC ajudam a construir movimento comunitário em Paulista - PE , Escambo Coletivo, que luta pelo Direito à  Cidade.

No último dia 10 de agosto, o ESCAMBO COLETIVO celebrou na Quadra do Mangueirão em Paratibe, junto a parceiros, colaboradores e artistas, seus 04 anos de intensas atividades. O evento contou com uma programação plural. Troca de livros, exposição de artes plásticas, exibição de vídeos, recital poético, apresentações musicais e principalmente o uso de um espaço público esquecido pelo poder público municipal, propiciaram a todos uma experiência necessária de cultura, território e direito à cidade. 


Nas tendas armadas na Quadra do Mangueirão, houve troca de livros através do projeto LIVRO VIVO, banca com publicações de coletivos da Região Metropolitana do Recife e CDs de bandas que já se apresentaram no Escambo Cultural, exposição do artista plástico Sócrates Guedes, além do Polemisas que traz os poetas do Grande Recife para a estampas de camisetas.
Créditos: Gambiarra Imagens


O LA.M.A. – Laboratório de Mídias Autônomas, coletivo parceiro, realizou a exibição de vídeos e o Gambiarra Imagens fez a cobertura com fotografia e vídeo. No palco, apresentações musicais com a banda de rock Lume, com o grupo de coco Xexéu de Bananeira e com o múltiplo artista paulistense Benoni Codácio acompanhando de sua super banda. Entre uma apresentação musical e outra, um diversificado recital com poetas da região metropolitana do Recife que há tempos vem contribuindo com as ações do ESCAMBO COLETIVO. Foi uma noite de muita poesia com Policarpo Sendas, Pollyanne Carlos, Miguel Santos, Walter Poeta, Benoni Codácio, Mestre Almir, Pitanga e Malungo.

Ao final do evento, a certeza de que estamos caminhando na direção certa. O acesso aos equipamentos públicos deve ser garantido a todos. O que é público é de todos nós, temos Direito à Cidade e demonstramos claramente isto ao integrar muita gente em torno de uma idéia/ação que é universal e cabe tão bem a quem não se sente confortável com os rumos da nossa sociedade. Parabéns ao Escambo Coletivo e a todos que fizeram e fazem parte desta história. Agradecemos profundamente.
Créditos: Escambo Coletivo
Créditos: Escambo Coletivo
Créditos: Escambo Coletivo


O ESCAMBO COLETIVO é um grupo de atuação comunitária, criado e gestado por estudantes, educadores e artistas, moradores do bairro de Paratibe, em Paulista-PE. Desde 2009 o grupo vem atuando na promoção de atividades culturais em espaços públicos da cidade, com o objetivo de estimular nas comunidades o interesse pelo uso consciente e coletivo destes espaços. Para o ESCAMBO COLETIVO os espaços públicos são equipamentos essenciais para a consolidação do acesso ao lazer e a cultura, mas somente com a apropriação das pessoas, estes espaços poderão realmente servir finalmente como espaços de integração social. E neste sentido o grupo vem atuado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário