"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Recife tem ato de solidariedade e apoio ao governo do presidente Nicolás Maduro e ao povo venezuelano na sua luta contra o imperialismo e contra o golpismo da direita.

Por Jones Makaveli*



Reprodução
Na semana passada, mais precisamente numa terça-feira (18/02), várixs militantes comunistas viram que o grupo liberal-fascista de Recife chamado Estudantes Pela Liberdade (EPL) iria fazer um ato apoiando os golpistas da Venezuela e o imperialismo do EUA que na sua sanha sanguinária incansável tenta espalhar o caos e a destruição pelo mundo. Esse ato dos liberais-fascistas aconteceria na sexta-feira passada (21/02), em resposta a isso xs militantes comunistas e internacionalistas do Recife organizaram, horizontalmente, um ato de resposta no mesmo dia e horário que os liberais fascistas. O objetivo era claro: rechaçar o ato dos liberais-fascistas e mostrar que o povo de Recife apoia a Revolução Bolivariana, sua luta, suas conquistas, sua ideologia. Mostrar que as ruas de Recife são da esquerda; que o fascismo, em ascensão como de costume em momento de crise do capital, foi derrotado pelos comunistas uma vez e será derrotado sempre. 

Fruto de uma articulação orgânica, horizontal; sem dirigismos e estrelismos, a esquerda de Recife marcou um ato chamado “Ato em solidariedade ao povo e contra o golpe fascista”. Entramos em contato com xs embaixadores e acertamos um encontro com eles para entregarmos uma nota, escrita de forma coletiva com a contribuição de todas as pessoas e organizações que tiveram interesse em construir o ato.

Reprodução
No dia marcado para nosso ato, dia 21/02, nos encontramos na Igreja do Pina e de lá fomos em marcha internacionalista até o consulado. Lá, para nossa surpresa, descobrimos que a direita liberal-fascista tinha cancelado seu ato. Ficaram com medo da gloriosa demonstração de internacionalismo proletário da esquerda pernambucana (a nota da direita pode ser lida aqui: http://epl.org.br/2014/02/21/nota-de-adiamento-dos-protesto-em-recife/#more-3156). Fomos muito bem recebidos por todos os “funcionários da revolução” (como os funcionários da embaixada sem chamam) e lá, dentro do consulado, tivemos uma roda de diálogos sobre a situação na Venezuela, a avaliação de cada organização e pessoa; e a fala de todo os companheiros sobre a importância do internacionalismo proletário. Além disso, como não podia deixar de ser, rimos muito da cara da direita liberal-fascista e a patética nota de cancelamento do seu ato. Ao final do encontro, no mais perfeito clima de solidariedade, tiramos fotos de todos os companheiros na frente da embaixada com todos os “funcionários da revolução” e fomos em marcha militante para nossos lares. 

O resultado não podia ter sido melhor: demonstramos para a cidade de Recife que aqui a direita não sai das redes sociais. Que a rua é nossa. Que o liberal-fascismo aqui não tem vez. E ainda demonstramos nossa solidariedade e nosso internacionalismo para bravo e lutador povo da Venezuela, em especial à sua classe trabalhadora e ao Partido Comunista da Venezuela (PCV) nossa organização irmã. Esperamos que esse relato sirva de incentivo para todos os comunistas do Brasil. Onde a direita marcar atos contra o governo popular e anti-imperialista do presidente Maduro, devemos marcar atos maiores e expulsar a direita da rua. A rua é nossa. E os fascistas, assim como em stalingrado, não passarão!!!


Nota de solidariedade construída coletivamente e entregue à embaixada durante nosso ato.




AO COMPANHEIRO PRESIDENTE NICOLÁS MADURO E AO POVO DA VENEZUELA

Nós, militantes e ativistas sociais dos movimentos populares de Pernambuco, prestamos nossa solidariedade ao governo e ao povo venezuelano que sofrem sob um terrível plano de desestabilização organizado por setores fascistas em conluio com as reacionárias classes dominantes e com o imperialismo norte-americano. Inúmeras foram às conquistas que os trabalhadores venezuelanos tiveram após a chegada ao poder do grande camarada Hugo Chávez, lembradas no coração do povo venezuelano e de todos os sinceros lutadores sociais pelo mundo. Desde o início fomos solidários às transformações ocorridas na Venezuela e ao projeto político popular e anti-imperialista em curso. 

É importante frisar que não é a primeira vez que a direita venezuelana juntamente com a CIA tenta sabotar a vida econômica e social do país e o processo democrático na Venezuela, chegando ao ápice de promover um golpe fascista que sequestrou o presidente Hugo Chávez e fechou o congresso nacional. Felizmente, o proletariado venezuelano em conjunto com setores democráticos e progressistas da sociedade derrotaram os golpistas.
Após a vitória nas eleições presidenciais do companheiro Nicolás Maduro, que além de ser um genuíno filho da classe proletária é um continuador legitimo do legado chavista, houve vários intentos de subversão violenta, no qual morreram mais de uma dezena de venezuelanos, incluindo militantes e dirigentes do PSUV e de outras organizações de esquerda. 

Isso demonstra claramente o caráter antidemocrático e fascista da elite venezuelana, que não aceita as conquistas populares e que a Venezuela trilhe um caminho independente e soberano. Concordamos com o companheiro presidente Nicolás Maduro de que está em marcha um novo plano para desestabilizar o país e abrir o caminho para um sangrento golpe de estado, que submeterá o povo venezuelano uma vez mais à tirania do imperialismo norte-americano e as suas reacionárias elites locais.
Mas, com a força do povo venezuelano, de suas organizações de classe e com o governo popular liderado pelo presidente Maduro, não passarão! 
A revolução bolivariana continua! 
Pela prisão dos golpistas e sabotadores e pelo aprofundamento da revolução! 

Ao presidente Maduro: Os movimentos sociais e populares de Pernambuco estão com você! 
Por uma Venezuela soberana, livre, próspera e socialista. 


Organizações que assinam a Nota 

União da Juventude Comunista – UJC 

Unidade Vermelha – UV 

Juventude Revolução-PE 

Levante Popular da Juventude 

Juventude do PT 

Coletivo antiproibicionista Mujica 

DCE-UNICAP Construção Coletiva Coletivo Quilombo


*Militante da UJC-PE

5 comentários: