"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

terça-feira, 2 de junho de 2015

Organizar a rebeldia passa pelo planejamento!

A UJC-PE agradece a presença de todos participantes da primeira edição do curso “Planejamento e Organização política”, realizado no dia 23 de maio de 2015, na sede do PCB-PE.

A temática do curso está diretamente ligada aos objetivos estratégicos da revolução socialista. Para uma organização política sólida, coesa e coerente é preciso ter firmeza e clareza nos princípios e estratégias, bem como identificar a dinâmica da realidade para ser flexível na tática. O ato de planejar, definir objetivos, metas, monitorar e avaliar as ações é fundamental para o maior controle das tarefas para atingir os nossos objetivos estratégicos. Por isso, a UJC entende como fundamental preparar a sua militância e demais lutadores sociais no uso de ferramentas de planejamento para o melhor aproveitamento das ações. 

Organizamos o curso para que as/os participantes pudessem compreender a origem das formulações estratégicas e táticas; a importância da organização para a estratégia política; o legado dos comunistas para o processo de formulação do planejamento; o que é planejamento e suas técnicas. Isso porque entendemos importância do planejamento, principalmente nos dias de hoje, para as organizações de esquerda. Bem como, compreendemos que o planejamento deve extrapolar os limites das organizações, no sentido de dar subsídios também a nossa dinâmica pessoal e profissional. 


A partir do levantamento das expectativas e da avaliação final do curso ficamos com a sensação do dever cumprido: o curso foi um sucesso! A combinação da rigorosidade teórica, explanações densas com dinâmicas e oficina prática, ricos debates, fez da metodologia do curso importante elo entre a indissociável relação entre teoria e prática. 

Se sem teoria revolucionária não há prática revolucionária, sem planejar as ações dificilmente teremos êxitos!

“[...] a nossa tarefa, a tarefa da social-democracia, consiste em combater a espontaneidade, em fazer com que o movimento operário abandone essa tendência espontânea do trade-unionismo a se abrigar sob a asa da burguesia e em atraí-lo para a asa da social-democracia revolucionária” [LÊNIN, 2010, p. 101]



Coordenação Estadual UJC-PE
Junho de 2015






Nenhum comentário:

Postar um comentário