"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Colômbia: As FARC se dirigem a Juan Manuel Santos por videoconferência

por Resumen Latinoamericano

O Comandante das FARC-EP, Alfonso Cano , se dirigiu através de uma videoconferência ao próximo presidente colombiano Juan Manuel Santos.
O Comandante das FARC-EP, Alfonso Cano, através de uma videoconferência dirigiu-se ao próximo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.
Os três vídeos com a mensagem das FARC-EP podem ser vistos e ouvidos na web, na página http://resistenciafariana.blogspot.com
Na primeira parte, o comandante Alfonso Cano fala da tarefa encomendada a J.M. Santos. Diz do que se trata a "segurança democrática", a "confiança dos investidores", e as organizações criminosas criadas por Uribe.
O comandante insurgente também expõe o problema da terra, da pobreza, da injustiça, e reconhece também os setores independentes e honestos que ainda lutam na esfera do poder judicial contra a impunidade que o regime pretende impor para os membros corruptos do seu governo, responsáveis por crimes de lesa humanidade, patrocinadores da guerra, narcotraficantes e latifundiários, a maioria parapolíticos.
Cano insiste em que J. M. Santos se despreenda das organizações criminosas, e considere o caminho da democracia, da justiça, dos direitos humanos, ou seja, o caminho para se entender com a insurgência revolucionária das FARC-EP.
Na segunda parte, o comandante Alfonso Cano se refere às notáveis investigações que a Suprema Corte de Justiça realizou para descobrir as garras do narcoparamilitarismo que chegou ao poder na Colômbia na base do crime, cuja última expressão de governo é Uribe e o uribismo.
O Secretariado das FARC-EP na voz do seu comandante máximo CONVIDA AO DIÁLOGO e à busca da solução para o conflito interno colombiano, com soluções sociais e econômicas que beneficiem a todos os compatriotas. Cano solicita ao novo governo: CONVERSEMOS. E pede que não ocultem ao país a tragédia desta guerra que tende a prolongar-se. E sempre haverá quem empunhe as armas para reclamar seus direitos caso a oligarquia insista em negá-los, prenuncia o comandante guerrilheiro.
Na terceira parte, o comandante Alfonso Cano convida a refletir sobre o atual regime político corrompido e mafioso, aprofunda a análise sobre as problemáticas do campesinato e sobre a urgência de uma reforma agrária democrática.
Explica que não é verdade que as FARC tenham tomado o caminho do narcotráfico, que se trata de uma mentira vulgar para ocultar a narcoparapolítica do regime uribista. ”Estamos - diz Cano - desenvolvendo com convicção nossos planos militares e políticos, mas sem perder de vista a busca pela paz. A insurgência convida para conversar, essa é a mensagem central das FARC-EP”.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário