"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Chega de detenções injustas e perseguição política na Colômbia!!!

Urgente! Solidariedade contra o arresto ilegal sofrido por Francisco Toloza, que é o coordenador da Comissão de Relações Internacionais do Movimento social e Político Marcha Patriótica.
Reprodução

Toloza foi arrestado de forma ilegal pela força pública colombiana, no dia 4 de janeiro, quando encontrava-se na cidade de Cucuta desfrutando de umas férias e visitando seus familiares. Até o momento, não há mais informação sobre estes graves fatos.

Esta situação constitui uma grave violação aos direitos humanos a qual se somam as permanentes e sistemáticas violações que vêm sofrendo os militantes do Movimento Social e Político Marcha Patriótica desde sua criação em 2012.

No dia 2 de janeiro de 2014, a candidata à presidência da Colômbia pelo partido Unión Patriótica, Aída Abella, denunciava que na mídia colombiana há pronunciamentos feitos de forma irresponsável onde buscam enlodar o Movimento Social e Político Marcha Patriótica e ao partido político Unión Patriótica como braços políticos das FARC.

Essas situações convertem os militantes destas duas organizações políticas em alvos da extrema-direita colombiana e legitima o agir arbitrário do Estado Colombiano, encabeçado por Juan Manuel Santos, o qual persegue os setores de oposição na Colômbia. Além de ser um atentado contra a busca da paz neste país que sofre uma violência social, política e militar por mais de cinco décadas.

Fazemos um chamado a solidarizar-se com Francisco Toloza pedindo que seja deixado em liberdade; exigir ao governo colombiano garantias para a existência da oposição política democrática, como são as organizações Marcha Patriótica e a Unión Patriótica; e, respaldar a busca da paz com justiça social na Colômbia como uma necessidade do povo deste país.

Agenda Colômbia-Brasil

A Solidariedade é dos Povos!


Fonte: Site PCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário