"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

domingo, 13 de abril de 2014

O atraso das bolsas estudantis da UFPE e o descaso com a educação.

Nessa segunda-feira (14/04) estudantes da Universidade Federal de Pernambuco farão um protesto contra o atraso absurdo de suas bolsas acadêmicas na reitoria da universidade às 10 horas da manhã. Os atrasos são recorrentes, mas esse mês beira o trágico. O pagamento deveria ter sido efetuado dia cinco, mas hoje (13/04) ele ainda não foi feito e vári@s estudantes não terão dinheiro para pagar sua passagem de deslocamento à universidade nos próximos dias – o autor desse texto é um desses estudantes – caso as bolsas não sejam depositadas. 

Reprodução | NE10

Todo esse atraso se insere num quadro mais amplo de descasos e abusos maiores com @s estudantes. A expansão sem qualidade proporcionada pelo REUNI, que visa apenas suprir as demandas do mercado capitalista por mão de obra, colocou vári@s estudantes na universidade sem uma política de assistência estudantil adequada. As bolsas demoraram em ser reajustadas, quando o são normalmente não acompanham nem o índice de inflação do ano – fazendo com quê @s estudantes acumulem perdas “salariais”. Muitas bolsas ao invés de estimular o pleno envolvimento do estudante na “vida acadêmica” servem de mão de obra barata. Estudantes são colocados para fazer serviços de técnicos administrativos da UFPE, seja nas bibliotecas, seja nas secretarias de curso. O autor dessas linhas teve a experiência de trabalhar na secretaria do departamento de FONO da UFPE como secretario, cumprindo praticamente funções de técnico administrativo, mas sem ganhar nem metade do salário de um técnico. Aí junte o insuficiente valor das bolsas, o uso d@ estagiári@ como mão de obra barata, com os atrasos que acabam trazendo vários prejuízos aos estudantes – como atraso no pagamento de contas e o pagamento de juros que corroí as miseras bolsas. 

Tudo isso é a reverberação da política neoliberal do governo do PT que resiste a investir 10% do PIB na educação pública, mas investe todos os anos quase 50% do orçamento federal para pagar os juros da dívida, para estimular a agiotagem internacional. Também é parte da política do atual reitor Anísio Brasileiro, sujeito com uma retórica de esquerda, mas que faz uma gestão privatista, autoritária, mentirosa e antidemocrática. A reitoria soube usar todos os meios para empurrar a EBSERH goela abaixo da comunidade acadêmica – descumprindo uma promessa de campanha de Anísio Brasileiro – é a mesma que fica passiva dando explicações estapafúrdias sobre o atraso, culpando qualquer instância do governo federal por suposto atraso no envio de verbas, como se a universidade fosse uma feira livre que tem que negociar todo mês o seu orçamento! 

Por fim convocamos todos @s estudantes da UFPE e @s funcionári@s que estão em greve por seus direitos a estarem na reitoria na segunda-feira de 10h da manhã para protestarmos contra esse absurdo que é o atraso constante das bolsas. Chega de abusos contra @s estudante; chega de desrespeito; chega de agressões à nossa dignidade. Quem ousa lutar, ousa vencer.

Jones Makaveli , militante da UJC 

[Esse é um texto para a seção Crônicas Vermelhas, onde os militantes da UJC/PE opinam, comentam, debatem sobre diversos temas. Para acessar o conteúdo Crônicas Vermelhas basta acessar no "arquivo do blog por temática" a temática Crônicas Vermelhas, ir na página formação ou destaques, ou clicando no marcador dessa postagem.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário