"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

quarta-feira, 9 de abril de 2014

UJC-PE realiza seu 1º Acampamento de Formação


"Sem teoria revolucionária não há movimento revolucionário!”
(Lenin)

Uma das tarefas centrais que se põe ao movimento revolucionário é o estudo aprofundado da realidade social. Porém, não um estudo que tenha por objetivo meramente o acúmulo de conhecimentos contemplativos, inofensivos e restrito a mentes pretensiosamente iluminadas. Pelo contrário, entendemos que o conhecimento deve relacionar-se aos principais desafios colocados para a superação da ordem social vigente. É com essa compreensão que a UJC tem procurado ensejar momentos de estudo e debate acerca da realidade que nos cerca, basta observar que desde sua difícil, porém exitosa, reorganização, que também se inscreve no processo de reconstrução revolucionária do PCB, esta juventude já realizou dois acampamentos nacionais de formação e como desdobramento destes, vários outros foram feitos a nível estadual onde a UJC está devidamente organizada.


Arquivo UJC-PE

Em Pernambuco não seria diferente. Sem negar as diversas dificuldades que temos, a UJC-PE realizou nos dias 29 e 30 de março o seu 1º Acampamento Estadual de Formação na cidade de Paulista, região metropolitana do Recife. Variados temas foram postos em debate, sendo subsidiados por textos liberados com antecedência para leitura d@s participantes e com o auxílio de nossa própria militância e de camaradas do PCB para facilitar os espaços.

Nesse primeiro acampamento priorizamos uma discussão introdutória sobre o marxismo, garantindo tanto a exposição de seus principais fundamentos como o resgate de sua história. Dando continuidade, iniciamos o debate sobre concepção de partido, problematizando as diferentes concepções contidas em Marx e Engels, Lenin, Gramsci e Rosa Luxemburgo, para posteriormente entrar na concepção compartilhada hoje pelo PCB. E por fim, realizamos um importante debate a respeito dos conceitos de estratégia e tática e também sobre a estratégia socialista apresentada pelo PCB ao conjunto da esquerda anticapitalista.

Arquivo UJC-PE
Muito embora esses espaços sejam voltados para a militância da UJC, demais companheiros e companheiras não organizad@s em nossa juventude que sentem a necessidade do estudo teórico são sempre bem vind@s. Acreditamos que essa é uma das formas de contribuir no fortalecimento daqueles e daquelas que se inserem na luta de classes com uma perspectiva revolucionária. Portanto, desde já deixamos o nosso convite para os próximos espaços que devem acontecer ao menos uma vez ao mês.



Estudar, Organizar, Lutar!
Ousar Lutar! Ousar Vencer!

União da Juventude Comunista.




 Sugestões de Leitura:

As Três Fonte - Lenin


O PAPEL DO PARTIDO COMO AGENTE DE EDUCAÇÃO: UMA CONCEPÇÃO MARXISTA−LENINISTA

ESTRATEGIA Y TÁCTICA MARTA HARNECKER

Que Fazer? - Vladimir Ilitch Lenine


Teses para o XV Congresso do PCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário