"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Saúde não é mercadoria!

 Contra à privatização do SUS!


Aconteceu nessa quarta-feira (01/10/15), no Auditório do Centro de Educação da UFPE, às 17 hs, o I SEMINÁRIO DA FRENTE RECIFENSE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE. O Tema escolhido para o debate foi: “Quem se beneficia com a privatização da saúde?”. 

Estavam compondo a mesa de abertura o Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – CRP-PE, o Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco – CRESS-PE, o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde – CEBES, o Núcleo de Luta Antimanicomial Libertando Subjetividades e o camarada Leandro Barbosa do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco – SINTUFEPE. Na mesa de debates estiveram o professor da UFPE e militante do PCB Atenágoras Oliveira, o Conselheiro de Saúde Hermias Veloso, a professora da UFPE Raquel Soares e o camarada Wladimir Nunes da Frente Nacional contra Privatização da saúde e militante do PCB.

A mesa debatedora construiu um diálogo facilitador e combativo para todas/os presentes no espaço. As discussões evidenciaram que o SUS foi e é uma conquista da classe trabalhadora brasileira, as ofensivas drásticas de sucateamento e privatização do SUS no governo do PT evidenciam a que classe esse partido serve e geri o capital. O processo de privatização faz parte da natureza do capitalismo e essa lógica privatista afeta todos os setores de direitos sociais das classes populares e trabalhadora. A convocatória da mesa foi o chamado para a ruptura com o modelo de sociedade burguesa e a construção de uma nova sociedade, onde todas e todos tenham garantidos saúde, alimentação, educação, moradia, lazer, cultura de qualidade.

No âmbito do estado de Pernambuco a situação assemelha-se ao nacional. Foram apresentados muitos dados que demonstram como o governo do PSB investe na entrega do gerenciamento das UPAS e Hospitais gerais as OS’s, o que acarretou recentemente numa série de fechamentos de leitos, leitos de maternidades, desmantelamento do programa Atitude, demissões em massa, uma política austera que entrega a organização pública para a administração privada.

Estiveram presentes no seminário dezenas de estudantes, professoras/es universitárias/os trabalhadoras/es, usuárias/os, militantes de movimentos sociais e partidos políticos de esquerda. O seminário foi finalizado com a convocatória para participação da próxima reunião da Frente Recifense Contra à Privatização da Saúde, que acontecerá dia 7 de outubro antes da abertura da conferência estadual de saúde no Centro de Convenções, na ocasião haverá uma oficina formativa com o tema da privatização para todas e todos que participarão da conferência com o camarada Wladimir Nunes.

Atualmente, a Frente Recifense é construída pela União da Juventude Comunista - UJC, Unidade Classista - UC, Conselho Regional de Serviço Social - CRESS, Coletivo de Estudantes de Psicologia – CEP-PE e Coletivo de Residentes de Pernambuco.

“Com o SUS, para além do SUS!”


Por um SUS público, estatal e de qualidade!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário