"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Boletim Ousar Lutar, Ousar Vencer!

Esse é o conteúdo do nosso boletim no movimento estudantil da UFPE. Segue logo abaixo o boletim.

Boletim OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER! (Número I, Março/2010)
A União da Juventude Comunista (UJC) deseja as boas vindas aos novos estudantes da UFPE com uma saudação: BEM VINDOS À LUTA! ...Conseguir passar do “funil” chamado vestibular pode ser uma vitoria individual, contudo é uma perda coletiva, visto que milhões de jovens ficam de fora de uma universidade pública, estes para conseguir fazer uma faculdade se sacrificam de todas as formas possíveis e muitas vezes desistem no meio do caminho, pois não conseguem custear uma universidade privada.

A UJC defende acesso universal à universidade, “que ela se pinte de negro, de mulato, não só os alunos, mas também os professores; que se pinte de operário, camponês que se pinte de povo”, (Che Guevara). Nós lutamos por uma Universidade que a produção de conhecimento seja elaborada pelo e para o povo, em busca da emancipação da classe trabalhadora. Sabemos que a Universidade Popular não se realizará plenamente nesta sociedade regida pelo capital, mas compreendemos que devemos ir além do debate sobre qualidade e resistência às políticas governamentais.

Estaremos junto com os estudantes em cada luta pela democratização da Universidade, na luta por acesso e permanência, na resistência contra as ofensivas do capital às universidades e em prol de uma UNIVERSIDADE POPULAR onde ciência e tecnologia devem ser bases para a construção de um projeto popular de transformação social, exigindo do movimento estudantil que postule uma Universidade ao lado daquela a quem deve servir: o povo!

Nesse sentido, não ficamos “presos aos muros da universidade”, as lutas estudantis devem estar associadas às lutas gerais. Seja na Campanha O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO! Seja pela REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO, SEM REDUÇÃO DOS SALÁRIOS!

Contudo, temos muito ainda o que fazer na UFPE, e nossa luta se dará no Movimento por uma Universidade Popular! PELA ABERTURA IMEDIATA DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO COM BANDEJÃO GRATUITO! Com isso convocamos todos os estudantes numa luta ÚNICA num Movimento Pró-RU Gratuito e Já! Que esse movimento não seja de força A nem B, mas sim da luta conjunta de todos estudantes. O movimento estudantil precisar superar a infantilidade de cada grupo político construir o “seu” ato em prol do RU, devemos somar forças a uma luta árdua e que é de todos.
A hora é de OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!


Nenhum comentário:

Postar um comentário