"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

terça-feira, 2 de março de 2010

O MOVIMENTO ESTUDANTIL PARA ALÉM DA INSTITUCIONALIDADE

O MOVIMENTO ESTUDANTIL PARA ALÉM DA INSTITUCIONALIDADE
por Paulo Winicius "Maskote"

De ma­nei­ra acer­ta­da a ma­té­ria da jor­na­lis­ta An­dréia Ba­hia do Jor­nal Op­ção de 24 a 30 de ja­nei­ro de 2010 de­mons­tra a der­ro­ca­da do PC do B go­i­a­no no meio es­tu­dan­til, fa­to de­cor­ren­te jus­ta­men­te de seu afas­ta­men­to das ba­ses, e a fal­ta de ban­dei­ras que aglu­ti­nas­sem os es­tu­dan­tes em tor­no de uma lu­ta con­cre­ta. O se­gui­dis­mo go­ver­nis­ta cus­tou ca­ro aos “ex-ca­ma­ra­das”, que do­mes­ti­ca­ram sua mi­li­tân­cia, e pri­o­ri­za­ram a ação ins­ti­tu­ci­o­nal. Po­rém é ne­ces­sá­rio des­ta­car, que ao con­trá­rio do que di­zem os di­ri­gen­tes es­tu­dan­tis do PMDB, exis­te um mo­vi­men­to es­tu­dan­til de lu­ta que não es­tá vin­cu­la­do aos par­ti­dos de ló­gi­ca pu­ra­men­te elei­to­ral, co­mo é o ca­so de PMDB, PP, PT ,PSDB e Cia.
Em Go­i­ás as mai­o­res mo­bi­li­za­ções es­tu­dan­tis dos úl­ti­mos tem­pos ocor­re­ram em 2009, con­tra o au­men­to da ta­ri­fa do tran­spor­te (ga­nhan­do a ca­pa de vá­rios jor­nais), com pa­ra­li­sa­ção do Ei­xo Anhan­gue­ra, fe­cha­men­to de vá­rios ôni­bus den­tro do Cam­pus 2 da UFG,ten­do a fren­te grê­mios es­tu­dan­tis, o DCE-UFG , es­tu­dan­tes in­de­pen­den­tes, e ou­tros que mi­li­tam no PCB (Par­ti­do Co­mu­nis­ta Bra­si­lei­ro), PSTU (Par­ti­do So­ci­a­lis­ta dos Tra­ba­lha­do­res Uni­fi­ca­dos), PSOL (Par­ti­do So­ci­a­lis­mo e Li­ber­da­de) e MEPR (Mo­vi­men­to Es­tu­dan­til Po­pu­lar Re­vo­lu­ci­o­ná­rio). O Fó­rum em De­fe­sa da UEG cons­ti­tu­í­do ma­jo­ri­ta­ria­men­te por es­tu­dan­tes in­de­pen­den­tes tam­bém tem fei­to di­ver­sas mo­bi­li­za­ções, in­clu­in­do uma ca­mi­nha­da de Aná­po­lis a Go­i­â­nia, em pro­tes­to por con­cur­so pú­bli­co e por mais ver­bas pa­ra a UEG.
É de se re­co­nhe­cer o cres­ci­men­to da di­rei­ta no mo­vi­men­to es­tu­dan­til go­i­a­no, que ocor­re gra­ças à prá­ti­ca do PC do B , que sem­pre fez ques­tão de com­por com es­sas for­ças nos con­gres­sos das en­ti­da­des, por exem­plo, foi na cha­pa com o PC do B, que o PP as­su­miu a vi­ce-pre­si­dên­cia da UEE em seu 31º Con­gres­so e pos­te­rior­men­te a pre­si­dên­cia. Aban­do­nan­do a pers­pec­ti­va de en­fren­ta­men­to de pro­je­tos e de clas­ses, eles vi­ra­ram as cos­tas pa­ra a mi­li­tân­cia de es­quer­da e acha­vam es­tar se apro­vei­tan­do das or­ga­ni­za­ções de di­rei­ta. O re­sul­ta­do es­tá ai.
Pa­ra além de uma ob­ser­va­ção do mo­vi­men­to es­tu­dan­til co­mo uma di­vi­são de CAs, DCEs e UEE en­tre par­ti­dos po­lí­ti­cos, é pre­ci­so pen­sar de que ma­nei­ra o mo­vi­men­to es­tu­dan­til se re­la­ci­o­na com a so­ci­e­da­de atra­vés de vi­sões e pro­je­tos po­lí­ti­cos di­fe­ren­ci­a­dos. De um la­do te­mos or­ga­ni­za­ções de di­rei­ta e ou­tras que já fo­ram de es­quer­da, que vê­em o mo­vi­men­to so­ci­al co­mo aces­só­ria às su­as mo­vi­men­ta­ções ins­ti­tu­ci­o­nais, e de ou­tro la­do or­ga­ni­za­ções que tem o fo­co no mo­vi­men­to so­ci­al co­mo ca­mi­nho pa­ra as trans­for­ma­ções ne­ces­sá­rias da so­ci­e­da­de ( dis­tri­bui­ção de ri­que­za, re­for­ma agrá­ria, fim de de­si­gual­da­des...).
Ao con­trá­rio do que diz o ex-pre­si­den­te da UNE e di­ri­gen­te do PC do B, Al­do Aran­tes, o mo­vi­men­to es­tu­dan­til da dé­ca­da de 60 não ti­nha mai­or vi­si­bi­li­da­de por­que “não ha­vi­am sin­di­ca­tos, mo­vi­men­to cam­po­nês e ou­tras or­ga­ni­za­ções...” , e sim por­que ti­nha uma pos­tu­ra de lu­ta, or­ga­ni­za­va os CPCs — Cen­tros Po­pu­la­res de Cul­tu­ra, ti­nha re­la­ção com as ba­ses, lo­ta­va as ru­as em de­fe­sa de re­for­mas de ba­se, re­for­ma agrá­ria, por um pro­je­to po­pu­lar de cul­tu­ra e pe­lo so­ci­a­lis­mo. Co­mo Al­do Aran­tes po­de des­con­si­de­rar a for­ça do Mo­vi­men­to Sin­di­cal da épo­ca atra­vés do CGT — Co­man­do Ge­ral dos Tra­ba­lha­do­res que de­fla­gra­va gre­ves ge­ra­is pe­las re­for­mas de ba­se no Bra­sil to­do, des­con­si­de­rar as li­gas cam­po­ne­sas no nor­des­te com Fran­cis­co Ju­li­ão, as ocu­pa­ções de Trom­bas e For­mo­so em Go­i­ás li­de­ra­das pe­lo lí­der cam­po­nês do PCB Jo­sé Por­fí­rio. A es­co­la Su­pe­ri­or de Guer­ra em seus do­cu­men­tos fa­la­va cla­ra­men­te da ne­ces­si­da­de de uma in­ter­ven­ção mi­li­tar, de­vi­do ao cres­cen­te mo­vi­men­to or­ga­ni­za­do por re­for­ma agrá­ria. Se co­mo diz o ex-pre­si­den­te da UNE, não hou­ves­se mo­vi­men­to sin­di­cal e cam­po­nês for­te, por­que te­ria ocor­ri­do o Gol­pe Mi­li­tar? Por cau­sa úni­ca e ex­clu­si­va­men­te da UNE?
Se ho­je a UNE e a UBES, di­ri­gi­das pe­lo PC do B, não tem ta­ma­nha re­le­vân­cia na so­ci­e­da­de, mui­to se de­ve à do­mes­ti­ca­ção a qual vem pas­san­do es­sas en­ti­da­des, que são re­pre­sen­tan­tes do Go­ver­no Lu­la jun­to ao mo­vi­men­to so­ci­al. A su­pos­ta apa­tia da ju­ven­tu­de é uma fa­lá­cia, no ano pas­sa­do ocor­re­ram gre­ves es­tu­dan­tis na USP, an­te­rior­men­te ocor­re­ram mo­bi­li­za­ções na UNB con­tra o es­cân­da­lo das Fun­da­ções, em 2007 hou­ve­ram mais gre­ves e ocu­pa­ções na USP con­tra as me­di­das pri­va­ti­zan­tes do Go­ver­no Ser­ra, e re­cen­te­men­te ocu­pa­ções de Rei­to­ri­as em to­do pa­ís, con­tra o pro­je­to de ex­pan­são das Uni­ver­si­da­des Fe­de­ra­is que não pre­via os re­cur­sos ne­ces­sá­rios por par­te do Go­ver­no Fe­de­ral. Em ne­nhu­ma des­sas mo­bi­li­za­ções a UNE foi pro­ta­go­nis­ta, tais ações sur­gi­ram do mo­vi­men­to de ba­se, prin­ci­pal­men­te das Uni­ver­si­da­des Pú­bli­cas.
A ma­té­ria “PMDB apo­sen­ta co­mu­nis­tas” da jor­na­lis­ta An­dréia Ba­hia, po­de­ria na ver­da­de ter o tí­tu­lo “PMDB apo­sen­ta pseu­do-co­mu­nis­tas”. Afi­nal já faz al­gum tem­po que o PC do B (Par­ti­do Co­mu­nis­ta do Bra­sil) dei­xou de se iden­ti­fi­car com o que é o ide­al co­mu­nis­ta : A su­pe­ra­ção do ca­pi­ta­lis­mo e o com­ba­te à bur­gue­sia. É de no­tó­rio co­nhe­ci­men­to no meio po­lí­ti­co e pa­ra a po­pu­la­ção em ge­ral que es­se par­ti­do já se aco­mo­dou jun­to a to­das as fra­ções pos­sí­veis de re­pre­sen­ta­ção da bur­gue­sia. Pas­san­do da com­po­si­ção com DEM, PP, PR, PTB e PSDB no Go­ver­no Mar­co­ni Pe­ril­lo (on­de Al­do Aran­tes foi se­cre­tá­rio de Meio Am­bi­en­te) à jun­ção com o gru­po ad­ver­sá­rio: o de Íris Re­zen­de (o mes­mo que cha­ma­vam de co­ro­nel pou­cos anos an­tes).
Den­tro des­se “va­le-tu­do” on­de en­ti­da­des de mo­vi­men­to so­ci­al vi­ram cre­den­ci­ais por mais es­pa­ço em go­ver­nos, o PC do B che­ga ao fun­do do po­ço, e faz-se ne­ces­sá­rio a cor­re­ção do que foi di­to pe­los “ex-ca­ma­ra­das”, ao pro­cla­mar a re­or­ga­ni­za­ção da UGES-Uni­ão Go­i­a­na de Es­tu­dan­tes Se­cun­da­ris­tas. Co­mo úl­ti­mo pre­si­den­te da UGES, elei­to em 1999 e com ges­tão en­cer­ra­da em 2001, pos­so afir­mar que não dei pos­se a nin­guém em al­gum con­gres­so de re­cons­tru­ção. O que foi fei­to pe­lo PC do B foi uma en­ti­da­de car­to­ri­al, que não tem o re­co­nhe­ci­men­to de ne­nhu­ma for­ça po­lí­ti­ca. Quem con­vo­cou es­te con­gres­so, se não te­mos or­ga­ni­za­ções se­cun­da­ris­tas mu­ni­ci­pa­is em Go­i­â­nia, Apa­re­ci­da, Rio Ver­de, etc? Nós da Uni­ão da Ju­ven­tu­de Co­mu­nis­ta, do PCB — Par­ti­do Co­mu­nis­ta Bra­si­lei­ro , ho­je atu­an­do em vá­rios Cen­tros Aca­dê­mi­cos, grê­mios es­tu­dan­tis e no DCE-UFG, não re­co­nhe­ce­mos as prá­ti­cas opor­tu­nis­tas do PC do B nem tão pou­co a atu­al di­re­to­ria da UEE/GO. O mo­vi­men­to es­tu­dan­til de­ve ser re­or­ga­ni­za­do em Go­i­ás, com for­ça nas ba­ses dos CAs e DCEs, re­pu­di­an­do os acor­dões com a di­rei­ta, o es­va­zia­men­to dos de­ba­tes e o apa­re­lha­men­to de nos­sas en­ti­da­des es­tu­dan­tis. Pa­ra tan­to a UJC não irá co­mun­gar com a di­rei­ta (e seus as­ses­so­res PT e PDT) que as­su­mi­ram a UEE/GO e nem tão pou­co com a ação da UJS/PC do B que ques­ti­o­na­ram so­men­te a ple­ná­ria fi­nal do 32 º Con­gres­so da UEE (mo­ti­va­dos pe­la trai­ção de seu ex-ali­a­do o PMDB).
Sen­do as­sim, con­cla­ma­mos to­dos os es­tu­dan­tes e en­ti­da­des de ba­se pa­ra a cons­tru­ção de um ins­tru­men­to que uni­fi­que a lu­ta dos es­tu­dan­tes pe­la ba­se a par­tir de pau­tas con­cre­tas: uma Fren­te Es­ta­du­al de Lu­ta dos Es­tu­dan­tes (que não as­su­me o ca­rá­ter de uma en­ti­da­de pa­ra­le­la), que tem de as­su­mir a res­pon­sa­bi­li­da­de do en­fren­ta­men­to po­lí­ti­co e de es­tar pre­sen­te no co­ti­dia­no es­tu­dan­til, ao in­vés do que vem sen­do fei­to e irá con­ti­nu­ar nos pró­xi­mos dois anos de ges­tão na UEE/GO. Es­ta­be­le­cer uma lu­ta con­tí­nua por mais ver­bas pa­ra pes­qui­sa, cons­tru­ir um pla­no es­ta­du­al de as­sis­tên­cia es­tu­dan­til, um ca­len­dá­rio de lu­tas em de­fe­sa da UEG e no en­fren­ta­men­to aos abu­sos das Uni­ver­si­da­des Pri­va­das, fu­gin­do à ade­são go­ver­nis­ta das for­ças que com­põe a UEE/GO e da di­re­ção ma­jo­ri­tá­ria da UNE.

PAU­LO WI­NÍ­CI­US TEI­XEI­RA DE PAU­LA é ba­cha­rel e es­tu­dan­te de Li­cen­cia­tu­ra em His­tó­ria pe­la UFG, co­or­de­na­dor-ge­ral do DCE-UFG (2007-2009) e ex-pre­si­den­te da Uni­ão Go­i­a­na dos Es­tu­dan­tes Se­cun­da­ris­tas (1999-2001). E-mail: pau­lowi­ni­ci­us@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário