"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

1º de Maio, Dia de Luta

1º de Maio, Dia de Luta

(Dia do Trabalhador)

No mundo inteiro, o dia primeiro de Maio é um dia de luta dos trabalhadores, pois as conquistas da classe trabalhadora não caem do céu, elas só vêm após muita organização e luta por parte de nós trabalhadores.
Foi assim em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886. Cerca de 250 mil trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de até 14 horas para 8 horas diárias.
Naquele dia 1º, manifestações, passeatas, piquetes e discursos inflamados, movimentaram a cidade. Em contrapartida, a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mortos, nos confrontos entre os trabalhadores e a polícia. No dia seguinte, mais trabalhadores nas ruas e mais repressão. No dia 3, após as manifestações, quando a maioria dos manifestantes já havia retornado para casa, um grupo de policiais resolve atirar, alguém atira de volta e mata um deles.
Por causa desse incidente, são presos oito lideres, sem nenhuma prova, pois quando ocorreu a morte do policial apenas um dos lideres se encontrava no local e estava no palanque, no momento em que ele fora morto.
Condenados a forca sem nenhuma prova - Parsons, Engel, Fischer e Spies, são executados. Para tentar parar as execuções dos companheiros, Lingg suicida-se. Os demais são condenados à prisão perpetua. Fieldem, Schwab e Neeb, que ficam presos durante 15 anos, são libertos após esse período de detenção, pois a justiça reconhece não haver prova contra eles.
E assim tem sido desde então quando se resgata essa data e se reafirma as lutas do dia-a-dia, por melhores condições de vida para os trabalhadores, homens e mulheres. É um momento de reflexão e de aprofundamento da compreensão dos aspectos políticos que envolvem a sociedade como um todo, sempre à mercê das mazelas do capitalismo.
Sem esse enfoque anticapitalista, vai se comemorar o que?
Para lembrar e homenagear este dia de reivindicações, mortes e lutas, um congresso socialista, realizado em Paris (França) em 1889, instituiu o 1º de Maio como o Dia Mundial do Trabalhador. É, portanto, o dia do trabalhador e não do trabalho, tal como se tenta deturpar o seu significado histórico.
...

Divulgação
Jornal Anistia Política - Página 4
Ano VII - Nº 21 - 2ºT2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário