"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

terça-feira, 27 de julho de 2010

CHAPA VERMELHO DE LUTA MOSTRA PORQUE PCB É PRA LUTAR !!

Por Antônio Alves

Em uma noite histórica, no último dia 23 de julho, o Partido Comunista Brasileiro (PCB), realizou no Clube de Engenharia de Pernambuco o lançamento da chapa Vermelho de Luta, durante evento ao qual compareceram todos os militantes, amigos, simpatizantes, além de várias forças políticas e sociais que prestigiaram o lançamento das candidaturas do PCB, como o PSTU, representado por Jair Pedro, candidato ao governo do Estado, o PSOL, representado por Edilson Silva, também candidato ao governo, e o PCO, com Oswalo Alves.



Um dos momentos marcantes foi a homenagem aos militantes Odon Porto e Zé Maria, este com 80 anos, sessenta dos quais dedicado ao Partido. Todos aplaudiram de pé.


O Secretário Político do PCB em Pernambuco e também candidato a vice-governador, Anibal Valença, fez a abertura da festa de lançamento, saudando a todos, ressaltando a importância histórica daquele momento, em que o PCB assumia o protagonismo político e mostrava a todo o povo pernambucano e brasileiro o seu programa para toda a sociedade.

Após a abertura e a saudação dos representantes do PSOL e PSTU, os candidatos do PCB foram apresentados e empolgaram a todos os presentes, como os discursos dos candidatos à Assembléia Legislativa, Ivanildo Silva, da cidade de Ribeirão, e Armando Moury, de Jaboatão dos Guararapes, que relataram a importância das suas candidaturas para lutar pelo fortalecimento do papel e da força política da classe trabalhadora no Estado. O nosso candidato a Deputado Federal, Luciano Morais, da cidade do Paulista, destacou, entre outros ponos, a luta do PCB pela abertura dos arquivos da ditadura militar e o internacionalismo do PCB.

O candidato ao senado, professor Délio Mendes, da UFRPE, entusiasmou os militantes com um discurso otimista e vibrante, apontando a perspectiva de um saldo político inimaginável para a classe trabalhadora, que vem se articulando e se livrando das amarras da ilusão social e política, pelas quais a ordem burguesa vem alienando o povo brasileiro, além de explorá-lo economicamente.

Danúbio Aguiar, nosso 1º suplente ao Senado, recordou as lutas históricas do Partidão, que completou este anos 88 anos de vida, e contou, emocionado, a militância ao lado de homens lendários, como Gregório Bezerra, herói do povo brasileiro. Wilson Menezes, de Sertânia, nosso 2º suplente, lembrou das lutas dos estudantes e dos professores, destacando que algumas autarquias de ensino no Estado estão em situação caótica porque foram abandonadas pelo Estado.

Roberto Numeriano, nosso candidato ao governo estadual, criticou a manipulação da mídia e do governo do Estado, a exemplo do ineficaz "Pacto pela vida", que denunciou como um "impacto pela mídia", pois tenta esconder a ineficácia da política de segurança do Estado. Numeriano também criticou o desperdício de dinheiro público com a construção da "Cidade da Copa", cujo estádio está orçado em cerca de 500 milhões de reais, em vez da construção de casas populares para acabar com o déficit habitacional no Estado. Ele finalizou pedindo vivas ao PCB, ao socialismo e à classe trabalhadora.

O candidato do Partidão à presidência da República, nosso Secretário Geral, Ivan Pinheiro, abriu seu discurso destacando a importância de o PSOL, PSTU e PCO participarem do evento, pois isso era o começo de um diálogo que "ficará mais forte daqui pra frente". Ivan criticou a falsa polarização da disputa eleitoral, ressaltando que as candidaturas de Dilma e de Serra representam o mesmo projeto social, econômico e político. Ele observou ainda que a candidatura Marina é uma falsa alternativa, pois os verdes não criticam o sistema de produção capitalista, que degrada o ser humano e o ambiente: "O capitalismo é irreformável", disse. Ivan afirmou que o PCB não vai se utilizar do expediente de negar as suas bandeiras em nome de votos: "Defenderemos a não criminalização dos movimentos sociais, a exemplo do MST, a reestatização da Petrobrás 100% brasileira, a distribuição dos lucros do pré-sal para todos os brasileiros (sobretudo das regiões pobres), a solidariedade internacional à resistência de Cuba contra o cerco estadunidense, os direitos e soberania do povo da Palestina e pelo reconhecimento das FARC como força política insurgente e beligerante".

O PCB em Pernambuco mostrou a que veio. A Chapa Vermelho de Luta é um passo a mais na construção de um Partido que luta para criar as bases do poder político e social da classe trabalhadora, na perspectiva de sua Reconstrução Revolucionária.

Antônio Alves cursa jornalismo, é educador social e membro da executiva do PCB / PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário