"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Em Fortaleza, candidato do PCB, Ivan Pinheiro, diz ter medo de Michel Temer


Déborah Vanessa*


O candidato à Presidência do PCB, Ivan Pinheiro, concedeu entrevista coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (10), na sede do partido, na avenida da Universidade. Na passagem por Fortaleza, Ivan afirmou, por exemplo, que sente “medo” do vice de Dilma, Michel Temer; que Marina Silva se presta ao papel de ser candidata do dono da Natura; e os principais candidatos” são financiados pelas empresas.

Segundo o candidato, as três alternativas mais fortes nas pesquisas (Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva) não representam mudanças no sistema, mas que não é “demagogo” de achar que vá ganhar a eleição. Ele disse que já entrou na disputa sabendo que ia perder, mas que o partido se sente “vitorioso” por estar se reconstruindo, se organizando, em todo o Brasil.


O postulante disse que o motivo de ele se candidatar não é eleitoral, mas para aproveitar o momento para dialogar com o povo. “Esta eleição é uma farsa. Não existe democracia, não há condições de disputa”. Para ele, o processo eleitoral exclui os partidos menores. “Tirando as entrevistas que a imprensa faz quando os candidatos visitam o Estado. A imprensa só acompanha o cotidiano dos chamados grandes (principais candidatos)”.

Segundo turno

Questinado sobre a possibilidade de apoiar um candidato caso a disputa para Presidência fosse para o segundo turno, ele explicou que teria dficuldade de escolher, mas que a decisão é tomada pelo partido. “Nós evitamos o voto nulo, mas muitas vezes defendemos. É difícil escolher, porque a diferença é cada vez menor. O PT cada vez se parece mais com o PSDB. O meu medo é o vice da Dilma, Michel Temer. Dia 1º de janeiro, o PMDB vai estar no poder”, disse.


Ele afirmou ainda que teme a aliança entre PT e PMDB. “O PT, o Lula e a Dilma estão tendo que comer na mão do PMDB. O PMDB já tem seis ministérios no governo Lula. Você imagina o que vem por aí no governo Dilma. Vai ser um governo mais à direita, um governo do capital”, acrescentou.

Marina

Ivan não poupou críticas também para Marina Silva. “Ela quer conciliar o inconciliável, o meio ambiente com o capitalismo. Na verdade, a Marina parece uma candidata à ministra do governo que ganhar”, disparou.

Gastos com campanha

Ele ainda afirmou que os “principais candidatos” são financiados pelas empresas. “Os candidatos são comprados. Eles vão se submeter ao seu patrocinador. Eles vão gastar valores altos. Tanto Dilma quanto Serra disseram que vão gastar R$ 180 milhões cada. Em um dia de campanha eles gastam mais de 10 vezes o que gastaremos em 90 dias”.

Segundo Ivan, ele deve gastar em todo o processo eleitoral “no máximo” R$ 200 mil. O candidato do PCB disse que sua campanha é sustentada por doações de pessoas físicas. “Não tem empresa financiando, até porque elas não querem ajudar um candidato que não concorde com eles. Nós queremos uma sociedade sem exploradores”, avalia.

Ivan disse que a única vantagem que o PCB tem em relação aos outros partidos é que a militância do partido não é paga. “Nosso partido é formado por pobres, estudantes, subempregados. Quem oferece dinheiro pra gente são amigos do partido. Pessoas que simpatizam ou que já fizeram parte do PCB”.

Debate

Ivan disse que PCB, PSTU e PCO estão organizando um debate entre eles e o PSOL. A expectativa é que seja realizado no dia 21, às 21 horas, pelo Brasil de Fato. Os partidos também convidaram o PSOL para participar, mas ainda há confirmação do candidato à Presidência do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio.

“O PSOL não participou das reuniões, mas temos a expectativa que o Plínio apareça. A ausência do PSOL será muito ruim para o futuro da unidade de esquerda”.

FONTE: http://eleicoes2010.jangadeiroonline.com.br/author/deborah/

Nenhum comentário:

Postar um comentário