"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Análise e Opinião Comunistas

Lugo está indo. Se afasta. Vai distanciando-se daqueles que prometeu ajudar.
(Por Miguel H. López. Publicado em www.blogs.ultimahora.com)

A retirada do apoio do Partido Comunista Paraguaio ao governo de Lugo, além dos muitos comentários a favor ou contra que está gerando, é uma importante chamada de atenção ao que está acontecendo e os rumos que o país está tomando.


Esta frente política, talvez a mais honesta e ética que se formou na história (até hoje) do Paraguai, (transpassado agora por corrupção e bastardos), após pelo menos seis décadas, fez o povo depositar alguma confiança em um governo. Este gesto deve ser interpretado na sua verdadeira dimensão.

Os comunistas paraguaios, como muitos dos que povoam o mundo, sempre se caracterizaram por sua honestidade, solidariedade, capacidade de análise e inteligência para compreender, interpretar e agir sobre os vários cenários. Se em 20 de abril de 2008 – já na etapa eleitoral prévia às eleições gerais - passou a apoiar o projeto e o programa de governo que Lugo propunha, era porque, finalmente, com suas luzes e sombras, constituia o passo mais progressista e social que poderia ser alcançado neste momento.

O tempo passou. Em conjunturas críticas, no primeiro grande lance do governo, o ex-bispo estava presente, e acompanhado dos comunistas, como uma garantia de honestidade e reserva moral. Lugo seguiu dando tombos e para sustentá-lo melhor foi articulada a Frente Guasu com outros setores de esquerda para dar uma importante base política para o Governo. Este seguiu errática e ignorando as reivindicações para cumprir o seu programa eleitoral. No final, como fazem os pombos nas igrejas, Lugo defecou até nos fiéis.

Tanto quanto se sabe, os comunistas aqui são pessoas sérias. Como prova disso é o recente desaparecimento de Ananias Maidana, lutador incansável e indomável pelas causas do povo. Que agora anunciem que se apartam de Lugo é um sintoma que deveria preocupar o governo. Talvez não por seu caudal eleitoral ou a sua possível mobilização a partir das bases ou das massas, senão pela sua contundência política e a precisão de sua análise: Lugo se afastou do compromisso para com as pessoas que nele votaram. De fato, o presidente está dando cada vez mais dinheiro para os setores conservadores da sociedade que odeiam a tudo o que cheira a pobre ou programa social. Do tipo que não pode suportar que se invista em casas ou víveres para os indígenas ou implementos agrícolas ou terrenos para a reforma agrária ou de cuidados de saúde gratuitos para aqueles que não têm sequer onde nascer, mas ele suporta os subsídios para a soja, baixa recuperação dos direitos aduaneiros para as importações e imposto industrial simbólico (Imagro) aos produtores, representando 40% da atividade econômica no país. O empréstimos em condições favoráveis, em seguida, não são pagos nem as transportadoras. E nem sequer falamos sobre todos esses setores e seus aliados no Parlamento que se opõem a um imposto mais justo que apenas o mercado conhece: o Imposto de Renda Pessoal.

Lugo está indo. Se afasta. Vai distanciando-se de quem prometeu apoiar. Vai esquecendo seu compromisso programático e executando políticas quase criminais desde o Ministério do Interior ou impopulares, como Finanças, INDI, INDERT, MAG, MOPC, e assim por diante.

Os comunistas sobreviveram à ditadura e confirmaram estar certos. Agora, longe de Lugo, pois ele deixou a "ética e a justiça, concordando com o oviedismo fascista e toda a direita." E não deixam de ter razão...

Extraído do site do PCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário