"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Tarifa de ônibus hoje custa muito mais do que em 1997, descontada a inflação

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Distorção se deu principalmente durante o Governo Jarbas

Passei a tarde fora, e quando voltei vi um comentário do leitor Ian Victor, pedindo para fazer uma análise histórica da tarifa, deflacionando para entender como se comportou ao longo do tempo.
Com os dados obtidos junto ao IPEADATA e ao Grande Recife, utilizando o IPCA mensal como índice oficial de inflação, foi possível perceber algumas fortes distorções ao longo do tempo.

Fui até o ano de 1997, durante o Governo Arraes. Desde então, apenas Jarbas/Mendonça estiveram no Governo, além de Eduardo, neto do ex-Governador Miguel Arraes. Portanto, apenas dois grupos se revezaram no poder neste período.
Conforme podemos perceber, se descontarmos a inflação, a tarifa hoje em dia é muito mais alta do que em 1997. Mas muito mesmo.
Utilizando apenas o Anel A, podemos perceber o seguinte: a tarifa era em novembro de 1997 no valor de R$ 0,65. Se colocarmos a inflação do IPCA, hoje ela deveria ser R$ 1,55, e não R$ 2,15, que será a tarifa a partir de domingo.
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Quando separamos por Governos, podemos perceber que durante o Governo Jarbas a tarifa subiu muito além da inflação. Apenas durante o seu governo tivemos um sobrepreço de 60% além da inflação. O pipoco se deu principalmente no ano de 2003. O gráfico até se assemelha às famosas bolhas especulativas, quando temos um descolamento do preço de mercado em relação ao preço justo.
Se Jarbas tivesse apenas reajustado pelo IPCA, a tarifa seria R$ 1,16 ao final de seu Governo, e não de R$ 1,60, que foi a tarifa real que ele entregou a Eduardo.
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O Governo Eduardo Campos manteve certo equilíbio nesta relação, mas reajustou um pouco além da inflação. Na verdade esta diferença se deve ao fato de alguns meses de congelamento anterior da tarifa, já que comecei a computar a partir de janeiro, que foi justamente quando ele assumiu.
Mas vale salientar que durante o ano de 1998 os empresários de ônibus tiveram o benefício da redução de ISS de 5% para 2%, ao apagar das luzes do Governo João Paulo.
Como se vê, levando o histórico do aumento de preços, a população tem toda razão de reclamar. No cômputo geral, há um sobrepreço das tarifas, desde 1997, de 38,7% acima da inflação.
Por outro lado, sendo justo, o Governo Eduardo Campos não pode ser responsabilizado por isso. A distorção durante o Governo Jarbas foi realmente muito grande.
Mantendo o IPCA como indicador de reajuste, não surpreende o fato dos empresários estarem insatisfeitos. Eles quase sempre receberam mais do que isso.
Posso ter cometido algum erro ao utilizar apenas o Anel A como indicador, e também não levando algumas mudanças no setor, principalmente a incorporação da integração. Mas acredito que este parâmetro apresentado é bem razoável para comparação.

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