terça-feira, 30 de novembro de 2010
Marcelo Freixo: Não Haverá vencendores
A Guerra do Rio – A farsa e a geopolítica do crime
Memória comunista: 20 anos da morte de Caio Prado Jr.
Foto Arquivo Folha Imagem, crédito Scielo |
REVOLUCIONÁRIOS ÁRABES DECIDEM LEVANTAR A CABEÇA
Greve Geral de 24 de Novembro Histórica jornada dos Trabalhadores Portugueses
Greve Geral dos Trabalhadores Portugueses – 24 de Novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Cresce o número de acidentes de trabalho em Pernambuco: por quê será?
O dia da lei e o dia da consciência
44 milhões nos EUA vivem na pobreza
O PARTIDO COMUNISTA DO URUGUAI COMPLETA NOVENTA ANOS DE FIRME LUTA
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Entrevista com Tom Morello do Rage Against the Machine
Fidel: A OTAN, gendarme mundial
Na sexta-feira, 19 de novembro de 2010, em Lisboa, Portugal, os 28 membros dessa belicosa instituição, engendrada pelos Estados Unidos, decidiram criar o que com cinismo qualificam de "a nova OTAN".
terça-feira, 23 de novembro de 2010
29 de novembro: Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino
Resolução nº 32/40 da ONU "Em 1977, a Assembléia Geral do ONU determinou que fosse celebrado, todos os anos, a 29 de novembro, o Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino Resolução nº 32/40 da ONU Com efeito, foi nesse dia que, no ano de 1947, que a Assembléia Geral aprovou a resolução sobre a divisão da Palestina [resolução 181 (II)].
Queremos convidar a todos os partidos, sindicatos, movimentos sociais e populares, além dos companheiros e companheiras para prestar um dia de solidariedade ao perseguido povo palestino que há 63 anos resiste heroicamente ante todas as arbitrariedades (bombas, humilhações, perseguições políticas, torturas legalizadas...) cometidas pelo Estado terrorista de Israel.
29 de novembro é dia de Manifestação de Solidariedade Internacional com o Povo Palestino, realizadas simultaneamente em várias capitais do mundo. Nesta data o território histórico da Palestina foi arbitrariamente dividido, favorecendo a criação do Estado de Israel.
O enigma do lucro
O povo do Haiti começou a reagir contra a ingerência estrangeira
O Haiti sofre a invasão militar estrangeira enquanto as mortes pela coléra aumentam junto às pessoas hospitalizadas.
O veneno da mensagem em Tropa de Elite 1 e 2
sábado, 20 de novembro de 2010
Governo Lula deu prioridade a regularização fundiária no Norte
Por Vanessa Ramos
Da Página do MST
A eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, gerou uma enorme expectativa nas organizações e movimentos sociais rurais para a realização da Reforma Agrária. Esperava-se, principalmente, grandes avanços na criação de assentamentos para as famílias Sem Terra.
Para romenos, o socialismo era melhor que o capitalismo realmente existente
Escola construída por Sem Terra completa 20 anos no RS
Maconha é motivo de orgulho nas montanhas do Colorado
Maconha é motivo de orgulho nas montanhas do Colorado
Em Nederland, usos medicinal e recreativo da substância se misturam.
Para defensores, 'padrão' vem do melhor conhecimento da marijuana.
Colorado, em 6 de novembro. (Foto: The New
York Times)
AVANÇA A FORMAÇÃO DE UMA POTENTE FRENTE ANTIIMPERIALISTA
SEGUIR AMPLIANDO A INTERSINDICAL
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Contra a OTAN e a militarização Europeia:
A crise de ideias da social-democracia
Espedito Rocha, um comunista exemplar
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
CAMARADA EDWIN PÉREZ: PRESENTE!
UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA BRASIL
A tentativa frustrada de golpe perpetrada no Equador contra o Governo Popular do Presidente Rafael Correa ao final do mês de setembro deste ano, tendo sido patrocinada pelos setores mais conservadores do país sustentados nas oligarquias e no imperialismo, segue produzindo suas conseqüências.
No dia 25 de outubro, os golpistas fizeram mais um ataque à democracia popular, a juventude rebelde, aos comunistas e as lutas do povo equatoriano e latino-americano. Neste dia tentaram matar o camarada Edwin Pérez, secretário-geral da Juventude Comunista Equatoriana (JCE). O atentado foi realizado por um mercenário, estudante de direito, chamado Neptalí Ramirez Loor, vinculado a movimentos da extrema-direita equatoriana.
O camarada Edwin, após ficar internado, em estado de coma, por cerca de duas semanas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. A União da Juventude Comunista expressa o seu mais profundo pesar e presta total solidariedade aos parentes, amigos e camaradas de Edwin neste momento de luto.
Denunciamos que o assassinato do camarada Edwin não é um fato isolado, mas sim um ataque contra o movimento de resistência aos golpistas e de defesa da democracia e do processo revolucionário em curso no Equador. A Juventude Comunista Equatoriana é uma das principais organizações juvenis do país, tem um papel fundamental nas lutas que se travam neste momento, não só no Equador, como na América Latina. Foi as ruas defender o Presidente Correa e lutar contra o golpe de estado, além de jogar um papel fundamental na articulação de solidariedade internacional, ao propor no inicio deste ano no Equador como país sede do XVII FMJE, que se realizará na África do Sul , no mês de dezembro.
A morte do camarada Edwin representa um ataque direto à luta revolucionária do povo equatoriano, assim como as lutas de todos os jovens por um mundo mais justo e de paz, um mundo socialista.
Exigimos punição e prisão imediata do assassino do camarada Edwin Pérez! Toda solidariedade a Juventude Comunista Equatoriana!
Camarada Edwin Pérez: Presente!
Coordenação Nacional União da Juventude Comunista 11 de novembro de 2010
Declaração pelos 65 anos da FMJD!
FMJD
Há 65 anos, em 10 de novembro de 1945, os jovens progressistas e antifascistas do mundo se reuniam em Londres na Conferência Mundial Juvenil, convocada por iniciativa do Conselho Mundial de Juventude, criado durante a guerra contra o fascismo, pelas juventudes dos países aliados. Foi a primeira vez na história do movimento juvenil internacional em que se reuniram representantes de mais de 30 milhões de jovens de diferentes tendências políticas e religiosas, procedentes de 63 nações, sendo assim fundada a Federação Mundial de Juventudes Democráticas (FMJD).
Hoje, a Federação Mundial continua, mais do que nunca, sendo a organização da juventude unida em sua determinação de trabalhar pela paz, pela liberdade, pela democracia, pela independencia e pela igualdade em qualquer lugar do mundo, considerando essa tarefa como uma contribuição ao trabalho das Nações Unidas como a via mais correta para facilitar a felicidade, o bem-estar das futuras gerações e a proteção dos direitos e intereses da juventude.
65 anos depois, o mundo continua com muitas desigualdades, marcado por uma ampla crise estrutural do sistema capitalista, pela distribuição desigual dos recursos, pelas constantes guerras de rapinagem pelo controle dos recursos naturais, pelo incremento da pobreza, pela incitação ao consumismo desenfreado, pela destruição de nosso habitat e pela satisfação das vontades dos ricos, o que continua afetando especialmente os jovens, as mulheres e as crianças. Isso chega a colocar em perigo a sobrevivência de nossa própria espécie, que corre risco de desaparecer.
A juventude progresista mundial se prepara para celebrar no próximo mês de dezembro o XVII Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, na África do Sul, dedicado a Nelson Mandela e Fidel Castro, exemplos de luta para os jovens. Está claro que a ordem econômica imperialista predominante tem que ser mudada, que a luta para derrotar o imperialismo é a única alternativa para nossa sobrevivência, que queremos viver em um mundo de paz, fraternidade, solidariedade e com grandes transformações sociais. Queremos o bem da nossa espécie humana, sem fome, pobreza e guerras, com pleno acesso à educação e à saúde, um meio-ambiente saudável e um mundo onde coexista a amizade e o entendimento mútuo.
A FMJD deseja reiterar sua total solidariedade a todas as causas de lutas, a todas as revoluções e a seus líderes históricos, que inspiram e nos mantêm combativos contra o imperialismo. Durante todo esse tempo, sem essa contribuição, não teria sido possível ter chegado até aquí. Reafirmamos que, nos novos cenários de luta, estaremos alinhados com os exemplos dados a cada dia e trabalharemos para que as novas gerações aprendam a partir da experiência de luta acumulada durante todo esse período.
A FMJD reitera seu compromisso de seguir trabalhando para fortalecer a cooperação entre todas as organizações juvenis internacionais, regionais e nacionais como uma tarefa fundamental pela unidade de ação e solidariedade internacional da juventude e das forças antimperialistas, progresistas e democráticas, defendendo a necessidade de ir além das diferenças e enfrentar os problemas comuns de forma conjunta.
A Federação Mundial da Juventude Democrática, envia sua mais sincera felicitação a todos que contribuíram pela manutenção das lutas históricas do movimento juvenil progressista internacional, ratificando que o futuro pertence inteiramente aos jovens que carregam o legado histórico que foi deixado pelas gerações que nos precederam, e convoca todas seus membros, amigos e toda a juventude progresista do mundo a celebrar, no dia 10 de novembro, os 65 anos da organização com uma grande jornada de luta para derrotar o imperialismo, por um mundo em paz, solidariedade e de transformações sociais.
Comitê Coordenador da FMJD
07 de novembro de 2010
Fonte: http://uniaodajuventudecomunista.blogspot.com/2010/11/declaracao-pelos-65-anos-da-fmjd.html
Rússia: multidão comemora vitória e conquistas da Revolução Socialista
Com faixas e cartazes com os dizeres: ”Lênin, Stalin, Vitória”, “Glória à Revolução de Outubro”, “Pela amizade dos povos e a solidariedade dos trabalhadores”, “Viva a revolução socialista!”, entre outras, mais de 50 mil pessoas comemoraram o 93º aniversário da Revolução desfilando pelas principais ruas de Moscou, no dia 7 de novembro.
O ato, realizado na Praça do Teatro, teve início com o hino da União Soviética, entoado por milhares de pessoas, recuperando os versos originais que foram modificados depois do XXº Congresso do Partido Comunista da URSS, em 1956.
“A celebração do Grande Outubro acontece em muitos lugares do mundo. As idéias de liberdade, amizade, fraternidade e justiça, o respeito aos trabalhadores batem novamente em todas as portas. Isso ocorre em meio a uma crise sem precedentes do capitalismo, que explodiu em seu reduto - em Wall Street”, afirmou Guennadi Ziugánov, presidente do Partido Comunista da Federação Russa, que convocou o evento.
“As duas crises anteriores - lembrou o líder do PCFR – acabaram em duas guerras que nos trouxeram prejuízos incalculáveis. Devemos estar orgulhosos e lembrar que sob a Revolução de Outubro conseguimos superar as consequências destas crises. Fomos capazes de criar uma indústria brilhante, construir o Estado soviético e levantar a bandeira vermelha sobre o Reichstag, sendo a força decisiva na derrota do fascismo”, assinalou.
“Fomos capazes de ser vitoriosos, nas eleições municipais que tivemos em várias regiões da Rússia no início de outubro, em muitas cidades. Ganhamos em Tver e em Rzhev, a capital dos cossacos - Novocherkask, na capital cultural da Sibéria - Irkutsk, na lendária cidade de Bratsk. Temos um projeto para revitalizar a nossa produção, nossa indústria, nossa agricultura, deixando para trás a submissão ao capital imperialista, aos ditados da privatização e do FMI”, acrescentou o líder comunista.
“Nosso partido, no século 20, tirou no nosso país diversas vezes de difíceis situações. E no século 21, os comunistas, juntamente com as forças do povo patriótico sob a bandeira da Grande Revolução de Outubro darão um novo avanço! Nossa causa é justa, a vitória será nossa! “, concluiu Ziugánov.
Estavam presentes no ato parlamentares, militares, artistas, sindicalistas e dirigentes de outras entidades.
SUSANA SANTOS
Fonte: http://horadopovo.com.br/2010/novembro/2913-10-11-2010/P6/pag6c.htm
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Intensifica-se a luta dos povos da Europa
sábado, 6 de novembro de 2010
A História faz justiça a Marighella
Decorridos 41 anos - completados hoje - do covarde assassinato de Carlos Marighella, cresce no país o respeito por sua coragem, determinação e militância e o sentimento de que seu nome já se situa, tranquilamente e como medida de justiça, entre os patriotas que mais lutaram pela melhoria de vida, ascensão social, a liberdade e o respeito a todos os direitos do nosso povo.
Marighella - ou Carlos como o chamavam os mais próximos, os familiares e os amigos - morreu em uma emboscada montada pelas forças de repressão da ditadura militar, à frente o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) de São Paulo. Ele foi inequivocamente um dos quadros políticos mais atuantes de nossa História. Só a reação, e com o assassinato, foi capaz de conter a chama que o animou sempre, a vida inteira, em sua luta pela liberdade e justiça para o nosso povo.
Defensor das causas populares até o limite de pagar mesmo com a vida, como lhe aconteceu, Marighella foi um batalhador por reformas de base como as da educação e agrária e pela soberania nacional. Foi o que o motivou a filiar-se aos 18 anos ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Um combatente em todas as frentes de resistência
A partir daí, lutou em todas as frentes: combateu a ditadura Vargas e a repressão por ela desencadeada; foi deputado federal até a proscrição do PCB (1947); enfrentou a partir de então duas décadas de clandestinidade; resistiu e enfrentou as forças da nova ditadura, a militar, instaurada em 1964; rompeu com o velho Partidão, fundou a Ação Libertadora Nacional (ALN) e bateu de frente, o resto dos seus dias, com o regime de exceção instaurado no país.
Sua coragem, luta, ensinamentos e sobretudo seu amor pela liberdade e pela justiça serão sempre um exemplo para todos os brasileiros que, quanto mais o tempo passa, mais lhe são reconhecidos e fazem justiça por ter dedicado sua vida à transformação da realidade dos excluídos e a dar voz aos anseios de liberdade e justiça do nosso povo.
Independente do julgamento que lhe façam os ainda sobreviventes da reação, o que prevalece é o reconhecimento de que Marighella hoje já é História e que esta lhe reserva um lugar entre os grandes da luta pelo progresso e melhorias de nosso país.
Fonte: http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&&id=10554