"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Intensifica-se a luta dos povos da Europa

Nota do CC do PCPE (Partido Comunista dos Povos de Espanha)
Nas últimas semanas estamos comprovando como cresce a resposta obreira e popular às medidas que os vários governos dos países da União Europeia estão aplicando para tentar sair de uma profunda crise econômica que é o resultado do caduco modelo capitalista.
Os governos europeus, liderados pela Alemanha e pelas estruturas internacionais do capitalismo transnacional, como o Fundo Monetário Internacional ou a própria Comissão Européia, estão aplicando duríssimas medidas de ajuste que perseguem o objetivo declarado de reduzir o déficit público até os objetivos definidos pelo Pacto de Estabilidade.
No fundo, estas medidas destinam-se a carregar, da forma mais brutal possível, todo o peso da crise capitalista sobre as costas da classe trabalhadora e dos setores populares, que estão vendo suas vidas e condições de trabalho se agravarem inexoravelmente.
A estratégia dos governos europeus, concebida para satisfazer os interesses da oligarquia, o que acontece na maioria dos países europeus, principalmente atrasando a idade de reforma, cortes salariais, aumento dos impostos indiretos, a destruição dos sistemas públicos de serviços sociais, a destruição das relações coletivas laborais e a flexibilidade das condições de trabalho, além de muitas outras medidas que afetam a vida cotidiana da classe operária e dos setores populares.

Ante este ataque selvagem sobre os direitos trabalhistas e sociais da maioria, a classe trabalhadora, a resposta popular não se fez esperar. Isso é demonstrado pelas greves contínuas que têm se desenvolvido ao longo deste ano na Grécia, liderada pela Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME) e o Partido Comunista da Grécia (KKE), greves e grandes manifestações na França que agora estão sendo um exemplo de resistência e organização popular contra as propostas de Sarkozy para retardar a idade da reforma, a greve geral seguinte, em Portugal, organizada pela CGTP, que em 24 de novembro irá paralisar o país-irmão, a crescente resposta ao plano de austeridade introduzida pelo governo britânico na semana passada, os contínuos protestos na Itália, Romênia, Bulgária, através da greve geral na Espanha, que mostrou que a classe trabalhadora começa a responder aos ataques constantes de um governo curvado à oligarquia e ao grande capital.
O Comitê Central do PCPE considera que todas as lutas nacionais devem fazer parte de um processo mais amplo de resposta organizada às medidas promovidas sob a égide da UE em plena harmonia com os objetivos do capitalismo internacional, principalmente representado no FMI. São necessários progressos na intensificação da cooperação entre os Partidos Comunistas e Operários da Europa para elevar o nível de confronto entre a classe operária e os setores populares com as estruturas econômicas e políticas que tentam salvar o capitalismo em detrimento da maioria da população.
A luta operária e popular ante a crise capitalista, aliás, não pode ser apenas uma resposta a ataques específicos, mas tem que experimentar um salto qualitativo, colocar em debate a superação de todo um sistema que nos condena à pobreza, e também persegue e pune todos aqueles lutadores que se lhes opõem.
Ao mesmo tempo, essa luta global contra um sistema antiquado como o capitalista, deve fazer frente às ferramentas de caráter imperialista que utilizam para oprimir os povos e sujeitá-los aos ditames do capital. Assim, devemos intensificar a luta contra esta ferramenta do imperialismo, que é a União Europeia, mas também outras instituições, como a OTAN, a expressão máxima do caráter do capitalismo agressor e assassino. Neste sentido, apoiamos plenamente a grande mobilização que estão preparando nossos camaradas do Partido Comunista Português para os dias 19 e 20 de Novembro em Lisboa, coincidindo com a cúpula da organização militar imperialista.
Para o CC da PCPE, a luta contra a crise capitalista passa invariavelmente pela luta contra o próprio sistema capitalista, que nestes tempos tem mostrado os seus limites históricos e provou ser o principal inimigo da humanidade. A proposta do PCPE passa pelo acúmulo de forças para construir um modelo em que as necessidades das pessoas e da classe trabalhadora sejam prioridades, em que a economia sirva o povo e não vice-versa. A proposta do PCPE passa necessariamente pela construção de uma nova sociedade, a socialista.
CC do PCPE
23 de outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário