"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Rússia: multidão comemora vitória e conquistas da Revolução Socialista

Rússia

Com faixas e cartazes com os dizeres: ”Lênin, Stalin, Vitória”, “Glória à Revolução de Outubro”, “Pela amizade dos povos e a solidariedade dos trabalhadores”, “Viva a revolução socialista!”, entre outras, mais de 50 mil pessoas comemoraram o 93º aniversário da Revolução desfilando pelas principais ruas de Moscou, no dia 7 de novembro.

O ato, realizado na Praça do Teatro, teve início com o hino da União Soviética, entoado por milhares de pessoas, recuperando os versos originais que foram modificados depois do XXº Congresso do Partido Comunista da URSS, em 1956.

“A celebração do Grande Outubro acontece em muitos lugares do mundo. As idéias de liberdade, amizade, fraternidade e justiça, o respeito aos trabalhadores batem novamente em todas as portas. Isso ocorre em meio a uma crise sem precedentes do capitalismo, que explodiu em seu reduto - em Wall Street”, afirmou Guennadi Ziugánov, presidente do Partido Comunista da Federação Russa, que convocou o evento.

“As duas crises anteriores - lembrou o líder do PCFR – acabaram em duas guerras que nos trouxeram prejuízos incalculáveis. Devemos estar orgulhosos e lembrar que sob a Revolução de Outubro conseguimos superar as consequências destas crises. Fomos capazes de criar uma indústria brilhante, construir o Estado soviético e levantar a bandeira vermelha sobre o Reichstag, sendo a força decisiva na derrota do fascismo”, assinalou.

“Fomos capazes de ser vitoriosos, nas eleições municipais que tivemos em várias regiões da Rússia no início de outubro, em muitas cidades. Ganhamos em Tver e em Rzhev, a capital dos cossacos - Novocherkask, na capital cultural da Sibéria - Irkutsk, na lendária cidade de Bratsk. Temos um projeto para revitalizar a nossa produção, nossa indústria, nossa agricultura, deixando para trás a submissão ao capital imperialista, aos ditados da privatização e do FMI”, acrescentou o líder comunista.

“Nosso partido, no século 20, tirou no nosso país diversas vezes de difíceis situações. E no século 21, os comunistas, juntamente com as forças do povo patriótico sob a bandeira da Grande Revolução de Outubro darão um novo avanço! Nossa causa é justa, a vitória será nossa! “, concluiu Ziugánov.

Estavam presentes no ato parlamentares, militares, artistas, sindicalistas e dirigentes de outras entidades.

SUSANA SANTOS

Fonte: http://horadopovo.com.br/2010/novembro/2913-10-11-2010/P6/pag6c.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário