"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

sábado, 20 de novembro de 2010

Escola construída por Sem Terra completa 20 anos no RS

18 de novembro de 2010


Por Bianca Costa
Da Página do MST

A Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade, localizada na cidade de Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, completa neste mês 20 anos de existência.

O aniversário foi comemorado no último dia 13 de novembro, com uma grande festa na escola, que envolveu educandos, educadores, pais e ex-estudantes, que fizeram depoimentos sobre a importância da educação do campo.


A primeira Feira de Ciências da Escola movimentou os estudantes, que realizaram experiências como a observação da fotossíntese das plantas e árvores.

Os educandos também construíram uma estufa de garrafas pet e lona branca para cultivar plantas. Além disso, foram realizadas oficinas de sabonete e de teatro.

A atual diretora da escola Elaine da Rosa, assentada no assentamento Capela, em Nova Santa Rita, afirma que a escola só foi possível pois existem pessoas que não se conformam com as injustiças e lutam para a construção de uma nova sociedade.

“A Escola Nova Sociedade é movida pela educação em movimento que significa, ao mesmo tempo, enfrentar obstáculos, ver as crianças brincando, é isso que nos motiva a fazer educação. A gente vive um recomeço constante, pois a gente faz educação em forma de movimento, em forma de processo construtivo”, afirma.

A história da Escola Nova Sociedade começou três anos antes, em 1987, quando chegaram à região as primeiras 15 famílias do grande acampamento da fazenda Anoni.

O grupo ficou acampado na região até 1988, quando foram assentados. Em 1990, o Decreto de Lei 33.720 criou a escola Nova Sociedade.

Após o decreto, os pequenos agricultores organizaram a gestão da escola. As primeiras aulas ocorreram nas casas dos próprios colonos, pois as obras nos prédios que abrigariam a escola ainda não tinham sido concluídas.

O desenvolvimento de formas alternativas de educar e o reconhecimento da comunidade, levou a instituição a ser a Escola Base das Escolas Itinerantes dos Acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no RS, em 1996.

Fonte: http://www.mst.org.br/Escola-construida-por-Sem-Terra-completa-20-anos-no-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário